20.9 C
Brasil
sábado, 8 maio 2021
Home Finanças & Investimentos Corte de orçamento do Banco Central pode prejudicar PIX

Corte de orçamento do Banco Central pode prejudicar PIX

Sem a verba que seria destinada para melhorar parte da tecnologia do Banco Central, o serviço de transferências do PIX, pode não funcionar de maneira correta. Todo o investimento foi cortado pelo governo federal, e isso deve prejudicar a ferramenta mais nova criada para facilitar as transferências de valores instantâneos através da internet. Com isso, a tecnologia pode ser prejudicada e sofrer grande impacto.

Com a falta de verba, o sistema do PIX que ajudou parte da economia em um momento bem complicado, facilitando e impulsionando as transações bancárias desde o ano passado, quando cerca de 58% do número de transações foram feitas dessa forma.

Segundo um dos colunistas do jornal O Globo, Miriam Leitão, parte do financiamento do Pronaf e toda a agricultura familiar, também deve sofrer com esse corte de gastos.

Manobra do governo com o PIX

Todo esse corte de verba do governo, coloca em prova todos os gastos e institui um teto que não pode ser ultrapassado. Com isso, é preciso cortas gastos e emendas, para que a PEC consiga circular de forma positiva e otimista, cumprindo seu papel. É válido ressaltar que o teto de gastos é constitucional e precisa ser respeitado, independente de qual seja a emergência.

Segundo Miriam, o Ministério da Economia sugeriu que os gastos com a saúde e outros programas sociais que apoiassem empresas e famílias de baixa renda, precisam ser levadas em consideração mediante o sobreteto.

Leia mais: Banco Central olha para a inflação de 2022

A notícia que agora está veiculada como uma decisão do Banco central, segue como proposta para que o PIX seja internacionalizado. Com isso, novas condições devem ser propostas para que mais regulamentação sobre a ferramenta seja criada, e uma nova infraestrutura internacional, junto do câmbio e a regulamentação deve ser precisa.

A redução dos investimentos do PIX é só uma pontam dentro do que a economia espera que vá acontecer em um futuro próximo. É preciso estar atento e acompanhar o que dizem os especialistas.

 
Susan Nogart
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui