20.4 C
Brasil
segunda-feira, 17 janeiro 2022
HomeFinanças & InvestimentosEletrobras entra em processo de privatização ao protocolar ações, entenda!

Eletrobras entra em processo de privatização ao protocolar ações, entenda!

A Eletrobras entrou, durante o ano de 2021, para a lista de principais projetos do Governo Federal em relação à privatização. E, durante o ano de 2022, é estimado que essa meta seja concretizada ao protocolar as ações na Bolsa de Valores não somente no Brasil mas também nos Estados Unidos. 

A estatal pretende deixar de ter os seus 72,33% de capital votante e decisão de escolha final para passar a receber apenas 45% do poder de decisão. Então, se uma empresa comprar os outros 55,1%, já terá mais possibilidades de determinar as novas regras.

De acordo com a nota que foi emitida pela Eletrobras, as precificação das ações devem começar a ocorrer somente no mês de abril. E, segundo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o valor que pode ser arrecadado com esse processo deve chegar a uma faixa de R$ 26,6 bilhões. 

Outro ponto é que o Tribunal de Contas da União (TCU) pode dar o primeiro aval a partir deste mês de janeiro, dentro de apenas 15 dias. Já o segundo aval que deve “bater o martelo” está previsto somente para o mês de março, até o final do primeiro trimestre deste ano. 

Vale salientar que a Medida provisória que permite que a Eletrobras fosse passível de privatização já tinha sido aprovada desde o mês de julho do ano de 2021. No entanto, os processos estavam correndo através de passos mais lentos e, devido a isso, foram prorrogados para o ano de 2022. 

O presidente da República, Jair Bolsonaro, também mostra interesse em privatizar a Petrobras, uma das maiores produtoras de combustíveis em escala internacional. De acordo com o mesmo, os preços podem se tornarem menores e mais competitivos no mercado com a maior quantidade de empresas brigando entre si pelo espaço entre os consumidores. No entanto, esse ponto de vista não é compartilhado com os grupos de esquerda e o PT, Partido dos Trabalhadores. 

Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui