36.3 C
Brasil
sábado, 31 julho 2021
HomeFinanças & InvestimentosGoverno zera imposto de importação sobre bens de informática

Governo zera imposto de importação sobre bens de informática

De acordo com publicação do Diário Oficial desta sexta-feira (19), algumas medidas foram tomadas para eliminar o Imposto de importação e alíquotas sobre alguns bens de capital e equipamentos da área de informática. Inicialmente a medida foi anunciada no último dia 17, mas o Comitê Executivo Gecex junto do Comitê de Comércio e Exterior, decidiram em vigor com as medidas.

Tanto os bens de capital, que são maquinários e equipamentos usados para produção, como itens e equipamentos de informática, terão seus custos reduzidos com a intenção de aumentar a competitividade dentro do setor da economia. A ideia é facilitar e beneficiar os consumidores, que a partir de agora irão pagar menos em celulares e computadores.

Desvalorização do real frente ao imposto de importação

Com a desvalorização da moeda brasileira, zerar o imposto de importação pode ser uma medida para ajudar a baixar o preço desses produtos no mercado. Com isso, os produtos que tiveram suas taxas zeradas, devem ficar de 2 a 5% mais baratos. Embora a medida gere perda de arrecadação, ela beneficia os consumidores que podem voltar a comprar itens por um preço menor.

O governo ainda deve elevar outros impostos para equilibrar essa perda de arrecadação, mas segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal, isso é preciso ser feito, já que o prejuízo para os cofres públicos pode chegar aos R$ 1,4 bilhões.

- Continua Depois da Publicidade -

Leia mais: Bolsonaro eleva impostos de bancos carros e indústria química para isentar diesel e gás

O valor da tarifa de importação

Antes do valor ser totalmente zerado, as tarifas para esses produtos importados podiam chegar a 16% em mercadorias de preço menor, mas agora o valor máximo é de 14,4%, sendo que máquinas houve uma redução de 10%. Com isso, se um eletrônico entrar no país que antes era tarifado em 16%, hoje ele seria mais barato, com pagamento de 14,4%. Já os itens com tarifas de só 2%, possuem tarifas ainda menores ou até zeradas.

 
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui