22.9 C
Brasil
segunda-feira, 19 abril 2021
Home Finanças & Investimentos Governo zera imposto de importação sobre bens de informática

Governo zera imposto de importação sobre bens de informática

De acordo com publicação do Diário Oficial desta sexta-feira (19), algumas medidas foram tomadas para eliminar o Imposto de importação e alíquotas sobre alguns bens de capital e equipamentos da área de informática. Inicialmente a medida foi anunciada no último dia 17, mas o Comitê Executivo Gecex junto do Comitê de Comércio e Exterior, decidiram em vigor com as medidas.

Tanto os bens de capital, que são maquinários e equipamentos usados para produção, como itens e equipamentos de informática, terão seus custos reduzidos com a intenção de aumentar a competitividade dentro do setor da economia. A ideia é facilitar e beneficiar os consumidores, que a partir de agora irão pagar menos em celulares e computadores.

Desvalorização do real frente ao imposto de importação

Com a desvalorização da moeda brasileira, zerar o imposto de importação pode ser uma medida para ajudar a baixar o preço desses produtos no mercado. Com isso, os produtos que tiveram suas taxas zeradas, devem ficar de 2 a 5% mais baratos. Embora a medida gere perda de arrecadação, ela beneficia os consumidores que podem voltar a comprar itens por um preço menor.

O governo ainda deve elevar outros impostos para equilibrar essa perda de arrecadação, mas segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal, isso é preciso ser feito, já que o prejuízo para os cofres públicos pode chegar aos R$ 1,4 bilhões.

Leia mais: Bolsonaro eleva impostos de bancos carros e indústria química para isentar diesel e gás

O valor da tarifa de importação

Antes do valor ser totalmente zerado, as tarifas para esses produtos importados podiam chegar a 16% em mercadorias de preço menor, mas agora o valor máximo é de 14,4%, sendo que máquinas houve uma redução de 10%. Com isso, se um eletrônico entrar no país que antes era tarifado em 16%, hoje ele seria mais barato, com pagamento de 14,4%. Já os itens com tarifas de só 2%, possuem tarifas ainda menores ou até zeradas.

 
Susan Nogart
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui