24.9 C
Brasil
terça-feira, 27 julho 2021
HomeFinanças & InvestimentosIndústria apresenta queda de 1,3% com inflação a 8,06%

Indústria apresenta queda de 1,3% com inflação a 8,06%

A inflação acumulada no Brasil em maio está em 8,06% e vem causando impactos negativos no preço do dólar e economia visto que os preços aumentam enquanto o salário mínimo continua estagnado. Dessa forma, a população perde o seu poder de compra porque o que recebe não acompanha os índices de desvalorização. 

Enquanto isso, a economia perante a indústria apresentou queda de 1,3% em relação ao mesmo mês. Mais dados devem ser revelados na próxima semana em relação ao mês de junho e eles podem, se forem negativos, fazer com que o dólar apresenta nova onda de valorização expressiva enquanto o real desvaloriza. 

O desemprego está no cotidiano de mais de 14,7 milhões de pessoas e os dados pertencem ao IBGE. De acordo com o presidente Bolsonaro, o Brasil deve apresentar crescimentos no PIB, que atualmente conta com a variação de -3%. A dívida pública brasileira está em 80% do valor do PIB e já soma mais de R$ 5 trilhões: ela teve aumentos expressivos durante a pandemia da Covid-19 que já deixou mais de 520 mil mortos e 18 milhões de casos. 

Em julho de 2020, a indústria contava com valorização de 8% e vem tendo quedas expressivas logo após o aumento de casos, principalmente com a chegada da segunda onda da pandemia após a virada de ano. 

Diminuir a inflação?

- Continua Depois da Publicidade -

Há tentativas da COPOM em diminuir os índices de inflação no país ao aumentar as taxas de juros da Selic para 4,25%, até o final do ano de 2020, os juros devem ir para 5,5%. Logo, pessoas que desejam pedir empréstimos podem sentir maiores dificuldades devido à burocracia. Apesar disso, os preços tendem a ser menores com a diminuição do dólar. 

Após as mudanças da Selic, o dólar apresentou quedas superiores a 4%, uma das maiores desde a última década. Desde dezembro de 2020, não era possível ter um valor abaixo de R$ 5 como alcançado em junho. 

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui