34.3 C
Brasil
quarta-feira, 20 outubro 2021
HomeFinanças & InvestimentosInflação na Alemanha chega a 4,1% em setembro, superando o Brasil

Inflação na Alemanha chega a 4,1% em setembro, superando o Brasil

Avalie Nossa Matéria

Estatísticas mostram que a inflação na Alemanha superou a marca de 4,1% somente no mês de setembro, sendo um dos valores mais altos desde os últimos 28 anos. O valor foi maior que o do Brasil que teve o IPCA em 1,1% no mesmo período – o acumulado, no entanto, chega a cerca de 10,2% e o ministro da Economia, Paulo Guedes, argumenta que o aumento deste número pode ocasionar em riscos políticos para o presidente da República, Jair Bolsonaro. 

O país alemão vem sentindo algumas dificuldades econômicas em se recuperar da crise da Covid-19 que dura mais de um ano e meio. De acordo com os dados que foram liberados pelo portal Destatis, é estimado que o preço dos alimentos tenha subido mais de 4,9% enquanto o valor de iluminação e energia elétrica tenha variado cerca de 4,4%. 

Como a inflação pode impactar a prestação de serviços em aumentar o preço direto?

Pesquisas que foram realizadas nos Estados Unidos mostram que os hotéis começaram a diminuir a quantidade de limpezas durante os dias tanto nos quartos como nos corredores. Lojas que eram responsáveis por limpar carros começaram a usar produtos mais baratos. Essa é uma forma de manter o mesmo preço durante a alta da inflação sem que o consumidor veja os impactos diretos.

O mesmo vem acontecendo no Brasil e alguns economistas usam o termo de inflação oculta: ela existe, mas muitas vezes não conseguimos ver porque ela não aumenta o preço mas sim, diminui a qualidade da prestação de serviços ou dos produtos. 

- Continua Depois da Publicidade -

Paulo Guedes, que foi acusado recentemente por estar sendo beneficiado com a alta do dólar devido a suas empresas de offshore, argumenta que a alta do IPCA pode causar turbulências políticas até o final do ano de 2022, quando as eleições para a presidência devem acontecer. 

Avalie Nossa Matéria
 
Visão Confiávelhttp://visaoconfiavel.com/
Visão Confiável é uma agência com jornalistas independentes que estão dispostos a fornecer informações em tempo real e com qualidade. Contamos com uma agência de redatores. Entre em contato!

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui