28.1 C
Brasil
segunda-feira, 14 junho 2021
HomeFinanças & InvestimentosInvestimento no Brasil tem pior década em 50 anos

Investimento no Brasil tem pior década em 50 anos

O investimento no Brasil está enfrentando a pior década desde os últimos 50 anos com a Ditadura Militar. A poupança, por exemplo, não está conseguindo acompanhar a inflação acumulada que já é superior a 4,5% (os rendimentos são inferiores a 2% ao mês). 

Há esperanças, entretanto, que a situação melhore com o aumento da taxa Selic de 2 para 3,5%. Até o final do ano, como afirma o Banco Central, deve aumentar para 5,5%. 

Além disso, um levantamento da FGV mostra que a taxa média de investimento foi de apenas 17,7% do PIB entre 2011 e 2020, bem abaixo dos picos de 21,9% dos anos 70 e 80.

Os investidores estão optando por outras alternativas, como a compra de terrenos e casas. Para o investimento em renda fixa, se os rendimentos não aumentarem, a situação deve ser ainda pior, principalmente durante a crise econômica, visto que as pessoas precisam de dinheiro para pagar as contas. 

Dívida e o investimento

O elevado endividamento do governo, que já é de R$ 5 trilhões, mais de 80% do PIB brasileiro de R$ 7 trilhões, também é um dos fatores que influenciam para que os investidores tenham receio de investir e o dinheiro desvalorizar muito ou “sumir” como já aconteceu com o confisco da poupança no governo de FHC. 

A taxa de investimento na década de 80 e 90 foi uma das maiores, chegando a 21,9%. 

Com as intervenções políticas constantes na economia e agora com a descoberta de que Salles pode estar envolvido no escândalo de madeira ilegal vendida para os Estados Unidos, o dólar pode apresentar uma nova alta, o que pode impactar ainda mais a visão dos estrangeiros e investidores. 

Além da desconfiança dos brasileiros com a renda fixa, ainda há influências de investidores de câmbio como no real que podem preferir migrar para o dólar. O tombo de 4,1% do PIB faz com que o Brasil seja visto com outros olhos. 

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui