23.8 C
Brasil
sábado, 27 novembro 2021
HomeFinanças & InvestimentosInvestir em renda fixa: veja dicas, como funciona e títulos

Investir em renda fixa: veja dicas, como funciona e títulos

Investir em renda fixa não é uma das tarefas mais fáceis, apesar de ser um dos investimentos mais seguros. Isso acontece porque existem vários graus de riscos ao aplicar e, alguns deles, você sequer tem acesso ao dinheiro de volta caso a instituição quebrar (como é o caso do CRA e CRI). Neste artigo, separamos algumas dicas para aqueles que possuem dúvidas sobre como começar e principais aspectos a serem analisados. 

Investimento inicial

O primeiro ponto é analisar qual é o investimento inicial: existem algumas alternativas que exigem o investimento inicial na faixa de R$ 1000 e outras pedem valores ainda maiores, que chegam a mais de R$ 50 mil. 

Rendimento

Atualmente, existem investimentos de renda fixa que chegam a render cerca de 12% ao ano, tudo vai depender do grau de risco que pretende correr. Existe, na realidade, três formas dos bancos e corretoras informarem o rendimento: 

  • Através do CDI, como por exemplo, 100% do CDI, que é equivalente a 6,2% ao ano. 
  • Com o IPCA, onde há o reajuste do valor mensal de acordo com a inflação brasileira. Em um investimento de IPCA + 2% ao ano que foi aplicado em 2020 no mês de setembro, teria o reajuste de 10,25% até setembro de 2021 e mais 2%. 
  • Outra alternativa de informar os rendimentos é através de um valor fixo por ano, que é uma das opções mais simples de prever quanto vai receber (visto que o IPCA e o CDI estão em constantes mudanças). Nele, há, por exemplo, 9% ao ano, 10% ao ano e R $12% ao ano. 

Tipo de renda fixa

Existem vários tipos de renda fixa para aplicar o dinheiro: o CDB que conta com imposto de renda, LCI e LCA que possuem proteção de crédito do FGC e até mesmo o CRI e CRA, que não conta com imposto de renda mas que não possui o Fundo Garantidor de Crédito. 

Daiane Souzahttp://visaoconfiavel.com/
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral. Atualmente, trabalha como redatora da agência jornalística Visão Confiável (http://visaoconfiavel.com/).

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui