26.3 C
Brasil
quinta-feira, 6 maio 2021
Home Finanças & Investimentos LC ou Letra de Câmbio: o que é e rendimentos

LC ou Letra de Câmbio: o que é e rendimentos

LC, ou Letra de Câmbio, é uma modalidade de investimento com renda fixa, e com as melhores rentabilidades dentro desse segmento. Trata-se de um investimento – ou um empréstimo que você faz ao banco – na forma de um crédito que lhe dará direito a receber o total investido mais os rendimentos, que podem ultrapassar os 100% + CDI (hoje em torno de 2,65%).

Para os bancos e financeiras, essa é uma das modalidades que sustentam os seus negócios, já que é com o dinheiro adquirido com a emissão dessas Letras de Câmbio que eles fazem empréstimos a terceiros (empresas e pessoas físicas); o que significa que, no final, os bancos atuam como intermediários entre investidores e setor produtivo.

As características de uma LC

As Letras de Câmbio, nesse setor de investimentos, estão entre as modalidades mais rentáveis e seguras do mercado, e por isso mesmo costumam ser indicadas para todos os perfis de investidores, sejam eles moderados, conservadores ou mais arrojados. Será preciso apenas definir quais os seus objetivos, quanto tempo pode esperar pelo retorno e o quanto pode investir.

Uma LC, no geral, apresenta rendimentos acima dos da caderneta de poupança, oferece a mesma segurança que ela (já que está abrigada sob o Fundo Garantidor de Crédito – FGC), porém tem uma tendência a oferecer menos liquidez que outras modalidades – justamente por isso o ideal é não fazer resgates antes do prazo de vencimento.

Em síntese, essa modalidade é mais indicada para quem pretende investir com expectativas de retorno a médio e longo prazo, possui as melhores rentabilidades do mercado, é garantida pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito); porém com as desvantagens da incidência de encargos e tributos, exigir muitas vezes um investimento inicial alto, não oferecer liquidez diária, entre outras características que lhes são próprias.

Leia mais:

LCI e LCA: quais as diferenças entre os títulos?

Tesouro Direto: o que é, rendimento e como investir

 

 

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui