34.3 C
Brasil
terça-feira, 27 julho 2021
HomeFinanças & InvestimentosLCI e LCA: quais as diferenças entre os títulos?

LCI e LCA: quais as diferenças entre os títulos?

LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) são fundos de investimentos com renda fixa, em que o primeiro visa, com a ajuda do dinheiro dos investidores, estimular o setor imobiliário; enquanto o segundo, também com a ajuda dos investidores, estimula o agronegócio.

Quando um indivíduo adquire uma Letra de Crédito Imobiliário por determinado valor ele recebe também a garantia de que aquele dinheiro utilizado para comprá-la irá retornar para o seu bolso em um prazo determinado – e com uma rentabilidade também predeterminada.

A LCA constitui-se da mesma maneira: é um título emitido por um banco, que pode ser adquirido por valores a partir de R$5.000,00 (assim como a LCI), e com prazo e rendimentos prefixados. A diferença aqui está somente nos seus objetivos, pois as Letras de Créditos do Agronegócio têm como principal objetivo, como o seu próprio nome diz, estimular esse setor.

As características da LCI e da LCA

Investir em LCI e LCA é relativamente simples. Você só precisará criar uma conta em uma corretora de valores, escolher um dos produtos, adquiri-los com previsão de rentabilidade prefixada, pós-fixada ou híbrida, e aguardar o resgate do seu dinheiro com prazo e rentabilidade predeterminados.

- Continua Depois da Publicidade -

Ambos os investimentos rendem de acordo com o modelo escolhido. No caso do prefixado, os seus rendimentos serão fixados em 6% ao ano; com isso, você já sabe o quanto irá receber ao final do prazo de vencimento. Já na modalidade pós-fixada, você receberá de acordo com determinados índices, na maioria das vezes 100% do CDI, que hoje está na casa dos 2,65%.

Logo, de um modo geral, do ponto de vista do investidor, essas modalidades não apresentam muitas diferenças; e ainda são isentas de Imposto de Renda, são tão seguras quanto a Caderneta de Poupança, ajudam a financiar setores importantes da economia, oferecem rentabilidades superiores ao CDI (que é o topo da rentabilidade), entre outras vantagens.

Leia mais:

CDB X LCI: quais as principais diferenças?

- Continua Depois da Publicidade -

Tesouro Direto: o que é, rendimento e como investir

 

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui