22.9 C
Brasil
quinta-feira, 15 abril 2021
Home Finanças & Investimentos Mercado diz que só aumento agressivo da Selic pode segurar dólar

Mercado diz que só aumento agressivo da Selic pode segurar dólar

O Banco Central está, aos poucos, intervindo nos elevados preços que o dólar está alcançando. Mas, a única forma de evitar que haja um novo aumento, é que se aumentem as taxas de juros. Com os juros para empréstimos muito baixos, há muitos mais dinheiro em circulação. Além disso, há especialistas que argumentam que essa pode ser uma tentativa de repor os impostos jogados sobre os bancos para que se anulasse o  dos combustíveis. 

Na semana passada, houve o investimento de U$ 3,2 bilhões no mercado cambial, essa foi uma mudança bastante estratégica já que o BC apenas tenta equilibrar os pontos negativos da alta. Acredita-se que nesta quarta-feira (17), realizem uma nova reunião que pode aumentar a taxa Selic para até 2,75% até a próxima quarta-feira. Os processos devem depender exclusivamente do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que assumiu seu comando no ano de 2019. 

Leia mais: Alta da inflação pode induzir BC a elevar juro básico da economia

Vale ressaltar que, durante a pandemia, ele deve ser o primeiro banco a aumentar os juros. Todos os outros mantiveram os valores mais baixos. Economistas argumentam que literalmente não há o que fazer e essa seria a única possível saída do Brasil. 

O real é atingido pelo dólar, por todos os lados

O real foi atingido por muitos lados no ano de 2021. O primeiro foi a intervenção do presidente Jair Bolsonaro em relação às políticas da Petrobras, houve uma tentativa de mudar o CEO, Castello Branco. Essa atitude fez com que o dólar chegasse aos seus R$ 5,77. Após isso, houve a liberação do ex-presidente Lula por Fachin, o que mostrou a insegurança dos investidores em relação a um novo governo populista. 

Há ainda o auxílio emergencial que aumentou o dinheiro em circulação e fez com que a inflação aumentasse e a moeda fosse desvalorizada. 

Leia mais: Desemprego entre mulheres supera desocupação masculina em 37,8%

 
Daiane Souza
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui