30 C
Brasil
quinta-feira, 20 janeiro 2022
HomeFinanças & InvestimentosO que é a pirâmide financeira?

O que é a pirâmide financeira?

Você sabe o que é uma pirâmide financeira e como ela pode prejudicar as suas finanças?  A pirâmide financeira começa com uma pessoa no topo que recomenda o esquema para outras. Estas, ao pagarem para entrar no esquema, precisam recomendar a outros e recebem uma comissão sobre cada pessoa que entrar. Quanto mais pessoas entram pelo seu código, mais ganha. 

O problema, no entanto, está quando não há mais ninguém. Quando o esquema se expandiu tanto que aqueles que estão abaixo não conseguem mais recomendar a outras pessoas.  São aquelas promessas que garantem que o cliente irá dobrar o dinheiro em pouco tempo, ou que irá viver de renda passiva. Tudo isso sem que tenha que fazer o menor esforço. 

O que não é pirâmide financeira?

  • Bitcoin e criptomoedas: no BTC e em outros ativos, inclusive a Bolsa de Valores, não exigem que o investidor convide outros membros como ocorre com as pirâmides. O investidor apenas cria uma conta em corretoras e compra os ativos, vendendo quando estão altos. No entanto, por ser um mercado mais instável e volátil, acabam ganhando mais que os investidores mais conservadores de renda fixa. Assim como se ganha, também se perde. Mas não tem relação com indicações e sim, com investimentos de risco. 
  • Cursos e marketing de afiliados: marketing de afiliados se trata de vender produtos, em sua maioria cursos, para ganhar sobre cada venda uma comissão. Mas, para isso, outras pessoas não precisam pagar para entrar. Esse tipo de prática é mais comum do que muitos imaginam e grandes empresas como a Amazon ou Americanas participam. Sabe aquelas escolas de idiomas que dão uma mensalidade de graça se você conseguir um cliente para eles? Isso também é marketing de afiliados. Sempre que se ganha comissões sobre vendas ou indicações feitas para outras empresas, está se praticando. 
Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui