26.3 C
Brasil
segunda-feira, 17 janeiro 2022
HomeFinanças & InvestimentosPor que é necessário ter uma reserva de emergência?

Por que é necessário ter uma reserva de emergência?

Ter uma reserva de emergência pode ajudar o cidadão em uma série de coisas diferentes que aparecem em sua rotina. Inclusive o pneu do carro que furou, ou a conta mais cara de energia elétrica. Neste artigo, iremos dar alguns motivos para que você guarde uma parte do seu dinheiro – sempre que for possível e tiver condições para o fazer. Portanto, continue a leitura conosco para saber mais sobre. 

Uma pandemia por surgir  e durar um ano e meio

Um dos principais motivos para ter uma reserva de emergência, e que mais ninguém estava esperando, é que uma pandemia pode durar na faixa de um ano e meio. E, é claro, isso pode acabar dificultando para as empresas, que podem demitir uma alta gama de funcionários. Mesmo com o desemprego, o valor pode ser considerado baixo para quem possui filhos ou pagar empréstimos ou financiamentos todos os meses. 

Inflação pode dificultar os preços

A inflação acumulada no Brasil está em 9,6% nos últimos doze meses. Logo, o valor do combustível e até mesmo do material de construção aumentou. Ter uma reserva também ajuda você a garantir que todas as contas estarão em dia, mesmo com o aumento dos preços. 

A COPOM vem tentando alterar a taxa de juros básica. No entanto, apesar da Selic ter ido para cerca de 6,25%, não está sendo suficiente para controlar essas variações assim como não consegue controlar o preço do dólar, que pode voltar a flertar com R$ 6 até o final do ano de 2021. 

Pneu do carro furar

Quem usa o carro todo dia sabe que, muitas vezes, qualquer problema que acontece com ele pode ser um tremendo transtorno. Então, ter uma reserva de emergência garante que você possa resolver a situação assim que ela acontecer e não terá que esperar para juntar dinheiro. 

Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui