21.5 C
Brasil
quinta-feira, 15 abril 2021
Home Finanças & Investimentos Por que mesmo aumentando a taxa selic o dólar continua alto?

Por que mesmo aumentando a taxa selic o dólar continua alto?

Apesar de o Comitê de Política Monetária (o Copom) reunir-se às pressas para tentar conter essa assustadora escalada do dólar, que subiu pouco mais de 10% no último trimestre, a moeda continua a bater recordes e mais recordes de valorização em relação ao real, mesmo após o aumento da taxa selic.

E o curioso é que, mesmo com o Banco Central determinando um aumento da taxa de 2,75% para 3,50%, ainda não foi possível observar essa redução do dólar, muito por conta da baixa atração de dólares para o mercado brasileiro, entre outras razões, devido a insistência do FED (o “Banco Central” norte-americano) de não elevar as suas taxas de juros.

O resultado disso é que o dólar tornou-se ainda mais valorizado, já que o “mercado” passou a colocar preço nessa acentuada curva de juros, fazendo com que novos recursos entrem nos Estados Unidos com uma intensidade bem maior do que antes dessa operação.

Mas o que a taxa selic tem a ver com isso?

Essa é uma das singularidades do mercado financeiro. Uma taxa selic baixa atrai menos investidores (na verdade especuladores estrangeiros), o que significa menos dólares entrando no mercado brasileiro (ou seja, pouca oferta); o que significa, por sua vez, aumento no valor da moeda estrangeira.

Outro fator que contribui para essa supervalorização do dólar é o endividamento do Brasil por conta da pandemia. Calcula-se que a nossa relação dívida x PIB esteja na casa dos 74%; o que significa cerca de 9% do PIB só para o combate à Covid-19; e o resultado disso é um endividamento que também afasta os investidores capazes de aquecer a economia com dólares suficientes para também manter o seu valor lá embaixo.

Isso sem contar o fato de o FED insistir em manter lá em cima os juros nos Estados Unidos, o que também funciona como um incentivo a que os investidores (ou especuladores) prefiram a “Terra do Tio Sam” como porto seguro para os seus investimentos; ao contrário do Brasil, que tudo o que tem a oferecer nesse momento de pandemia é menos dinheiro no bolso dos seus clientes.

 

Leia mais:

 

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui