20.8 C
Brasil
sábado, 17 abril 2021
Home Finanças & Investimentos Alta da inflação pode induzir BC a elevar juro básico da economia

Alta da inflação pode induzir BC a elevar juro básico da economia

O mercado prevê um aumento de 0,25 pontos percentuais no aumento de juros básicos pelo Banco Central. Devem realizar uma reunião na próxima quarta-feira (17) para analisar formas de como controlar a inflação e diminuir o preço do dólar. Quanto mais dinheiro há em circulação, mais os preços de produtos aumentam juntamente com a  inflação. Quanto menos dinheiro (já que juros de empréstimo devem estar elevados), menores devem ser os preços praticados pelo mercado. 

A última vez que ocorreram alterações foi no ano de 2015 em que a taxa Selic passou de 13,75% para 14,25% ao ano. Após isso, a diminuição foi tanta que chegou a apenas 2% ao ano no mês de agosto de 2020. O intuito é fazer o aumento de 2,25% ao ano já na próxima quarta-feira (17). Entretanto, há economistas que chutam um valor ainda mais expressivo que esse, variando até 2,75% em um ano.  Essa decisão deve tornar os empréstimos e financiamentos mais difíceis de serem conseguidos. É uma tentativa de atrair investidores. 

O dólar, devido aos baixos juros, aumentou de forma expressiva e ocorreu a desvalorização da moeda brasileira, o Real. Consequentemente, no ano de 2021 ele bateu sua faixa de R$ 5,88, uma das maiores altas de toda a história. As políticas do governo também estão influenciando o caso, principalmente sobre as intervenções em estatais que o presidente Jair Bolsonaro realizou. 

Outros pontos que causam interferências na inflação

Um outro ponto que causa bastante interferência na inflação são os Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) que caíram a zero no ano passado. Há também o aumento da  Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) dos bancos, que foi imposta por Jair Bolsonaro como uma tentativa de zerar os impostos dos combustíveis. De acordo com Ribeiro, fica claro que os bancos irão aumentar os juros para que consigam recuperar esse dinheiro. 

Leia mais: Rousseau: quem é, pensamentos e contexto

 

 
Daiane Souza
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui