20.4 C
Brasil
quinta-feira, 24 junho 2021
HomeFinanças & InvestimentosPor que o dólar está tendo uma nova onda de aumentos?

Por que o dólar está tendo uma nova onda de aumentos?

O preço do dólar depende de vários fatores para os brasileiros, sejam eles internacionais ou nacionais. 

Por exemplo, nesta manhã (24), começou em queda de 0,5% e vendido a R$ 5,32 devido a desvalorização tendo em vista os possíveis resultados de inflação dos Estados Unidos dos últimos meses e de 2020. Esse é um fator internacional que influencia em seus valores. 

Outra alternativa, nacional, é a inflação brasileira. Quanto mais dinheiro está em circulação no Brasil, maior é a inflação e mais desvalorizado fica o real. Por isso, não é possível imprimir dinheiro (e se isso acontecesse, o Brasil se tornaria a Venezuela ao usar caminhões de dinheiro para comprar algo básico). 

Dessa forma, com a desvalorização devido à inflação, é necessário que os bancos pensem em formas de realizar o controle. Uma alternativa tomada no Brasil foi a do COPOM que determinou que a taxa Selic sairia de 2% para cerca de 3,5%. O intuito é mudar essa taxa para 5,5% até o fim de 2021, no mês de dezembro. 

- Continua Depois da Publicidade -

Com o aumento dos juros, os rendimentos da renda fixa (como a poupança) passam a valer mais. Dessa forma, a população tende a investir mais e os bancos cobram mais juros em empréstimos. Há maior oportunidade dos valores ficarem dentro das instituições e haver o controle do que está circulando. Logo, a inflação passa a diminuir e o real se valoriza com a diminuição do dólar. 

Dólar e política

Fatores políticos, além de econômicos, podem causar impactos consideráveis como é o caso de Salles, ministro do Meio Ambiente, que foi acusado de transportar madeira ilegal para a Europa e Estados Unidos. Depois do escândalo, os investidores migraram para outras moedas. 

 A CPI da Covid-19 também está causando fortes interferências no valor do dólar. 

Leia mais: Dólar está em queda ao esperar dados de inflação dos EUA

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui