24.6 C
Brasil
quinta-feira, 2 dezembro 2021
HomeFinanças & InvestimentosScore baixo pode aumentar juros nos empréstimos da Caixa?

Score baixo pode aumentar juros nos empréstimos da Caixa?

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o banco da Caixa tende a cobrar mais juros para os clientes que possuem histórico negativo sobre o uso de créditos e que estão com o score baixo ou dívidas ativas. 

Como exemplo, o estudo mostra a porcentagem cobrada pelo Caixa TEM para os beneficiários do auxílio emergencial e que estão  passando por dificuldades financeiras, que é de 4% ao mês, totalizando praticamente 50% ao ano. No entanto, para os usuários que possuem conta na instituição e que contam com um bom histórico, assim como salário estável e score alto, podem pagar na faixa de 0,99% ao ano tendo o máximo de 2,99% ao ano. Logo, uma média de 12% até 36%. 

No mês de outubro, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, afirmou que a nova linha de crédito da instituição seria uma revolução no mercado. No entanto, ainda está acima do que comumente é cobrado pela própria agência. O que seria dito por ele como “democratizar crédito”, não é tão democrático como se pensa. 

Mas, vale salientar que as taxas ainda são menores que outros bancos tradicionais e concorrentes: o Bradesco chega a cobrar, para os seus clientes, mais de 80% em um ano sobre o valor emprestado. Logo, não é visto como uma boa alternativa para quem está passando por dificuldades financeiras. 

- Continua Depois da Publicidade -

O banco Inter, que permite também parcelar a fatura do cartão de crédito a juros menores, conta com a taxa na faixa de 7% ao mês. Tão elevada quanto. A sua vantagem, em compensação ao Bradesco, é que são um banco completamente digital. 

O que fazer para diminuir a taxa de juros?

Pedir empréstimos pelo Caixa TEM mostra que se trata de um beneficiário do programa auxílio emergencial e que está com instabilidades. Por isso, não é uma alternativa. Uma forma de diminuir os juros é pedir pelo banco em si e contar com um bom score de crédito. 

Daiane Souzahttp://visaoconfiavel.com/
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral. Atualmente, trabalha como redatora da agência jornalística Visão Confiável (http://visaoconfiavel.com/).

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui