24.5 C
Brasil
sexta-feira, 21 janeiro 2022
HomeFinanças & InvestimentosSeca causa prejuízo bilionário para as safras de 2022, principalmente da soja

Seca causa prejuízo bilionário para as safras de 2022, principalmente da soja

A seca, que vem sendo provocada pelo fenômeno climático La Nina, já causou um prejuízo bilionário para o Brasil, principalmente para o Paraná que era uma das referências no plantio de soja para o ano de 2022. De acordo com o Globo Rural, a soja é equivalente a 9% de toda a balança econômica brasileira. Deste modo, o prejuízo deve atingir uma série de ramos diferentes e chega a uma escala bilionária. 

Segundo o jornal Tribuna, as quebras dos pés de soja e perdas já ultrapassam mais de 40% durante o final do ano de 2021 e início de 2022. As expectativas para crescimento do setor eram baixas durante o ano passado, mas acabaram ficando ainda menores com os atuais resultados. É estimado que haja um impacto direto no valor do PIB, Produto Interno Bruto, que teve queda na faixa de 4,1% durante o ano de 2020. Mas não somente isso: o bolso do brasileiro também será afetado. 

Com a mesma procura pelo material mas um estoque menor, é estimado que o valor aumente. E, com o dólar flertando novamente com a faixa de R$ 6, os agricultores podem preferir enviar a soja para o exterior para obter retornos maiores com o plantio do que receber em real, que vem sendo inflado por uma inflação acumulada na faixa de 10,7% até o mês de novembro – os dados de dezembro não foram liberados pelo IBGE até o momento. 

Seca e a economia estagnada

O estado do Paraná pretendia recolher ao menos 21 milhões de toneladas durante a safra de 2022. No entanto, acabaram perdendo uma faixa de 8 milhões, o que é quase metade das metas para esse período. Algo semelhante aconteceu com o milho, que é utilizado para alimentar o gado e, deste modo, produzir a carne. Ao menos 42% das expectativas de produção foram quebradas durante  as secas e chuvas de granizo durante o mês de dezembro. 

Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui