33.6 C
Brasil
segunda-feira, 14 junho 2021
HomeFinanças & InvestimentosSegunda alta da Selic: veja o que fazer com seus investimentos

Segunda alta da Selic: veja o que fazer com seus investimentos

A COPOM decidiu que iria alterar novamente a taxa Selic, aumentando para 3,5% ao ano. O valor, até fevereiro, estava em 2%. Mas, quais são as consequências disso para o meu investimento? Será que a Renda Fixa vale a pena?

O aumento deve deixar os empréstimos e financiamentos mais caros e faz com que seja mais viável “esperar ter um pouco mais de dinheiro para dar uma entrada maior e pagar menos de juros”. 

Apesar do aumento ser negativo para aqueles que fazem empréstimos e financiamentos, tornou-se extremamente positivo para quem tem dinheiro aplicado. 

Deve afetar principalmente os conservadores que aplicam na poupança, CDB e LCI. Isso porque o CDI se baseia na Selic. Entretanto, os investimentos com maiores riscos, como a compra das criptomoedas, não possuem relação alguma com as mudanças e não serão afetados por isso. 

O Banco Central informou que deve começar a cobrar cerca de 5,5% ao ano até o mês de dezembro de 2021. Dessa forma, haverá maior controle da inflação e, consequentemente, a diminuição de moedas estrangeiras para a importação e compra. O dólar está custando, atualmente, R$ 5,30. 

Viajar para outros países ficou caro com o aumento do dólar. Até mesmo comprar é inviável em grande parte das vezes. Mas isso deve mudar com o controle. 

Os rendimentos da renda fixa não estão compensando sequer a inflação que está em mais de 4% (enquanto eles rendem menos de 3% ao ano). Dessa forma, pode-se dizer que desvaloriza o patrimônio no banco. Mas, com o aumento para 5,5%, deve impactar de forma positiva no rendimento. 

Até o final de 2022, devem aumentar a taxa para a faixa de 6,12% ou mais. Os setores que passam por crises e precisam de empréstimos reclamam da ação. 

Leia mais: Taxa Selic em 3,5%: quais as consequências para a economia?

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui