21.5 C
Brasil
quinta-feira, 15 abril 2021
Home Finanças & Investimentos Senado adia votação de projeto que reedita programa de corte de salários...

Senado adia votação de projeto que reedita programa de corte de salários e jornada

Segundo o relator e Senador Carlos Viana (PSD) o projeto que tinha como intuito prorrogar o BEm (Benefício do Emprego e da Renda), o programa de corte de salários. Foi adiado nesta terça-feira (6) a votação, e agora a proposta que seria definida amanhã, deverá ser novamente estudada, para enfim revalidar e viabilizar o que havia sido proposto.

De acordo com o senador, é preciso verificar antes os impactos que essa prorrogação de jornada de trabalho e de salário pode vir a provocar dentro do orçamento do BEm. As contas feitas pelo Ministério da Economia também não foram feitas para saber o real impacto que o programa de corte de salários pode vir a provocar e por isso, o adiamento para a votação.

Leia mais: Assessores de Jair Bolsonaro na Câmara dos deputados sacaram 72% do salário 

O Valor Pro e o programa de corte de salários

O Valor Pro é a principal fonte que esbarra no LDO, principalmente ao incluir benefícios temporários, como o BEm. O alcance da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), serve para fiscalizar uma nova despesa e o novo programa exige que outras despesas ou orçamentos sofram cortes para viabilizar outras opções.

A regra nesse caso, se aplica basicamente ao fato de que para o BEm ser financiado, é preciso alguns cortes, ou um novo acesso a crédito. O Palácio do Planalto precisa autorizar essa mudança do LDO, para depois realizar a prorrogação desses programas. De acordo com o Ministério da Economia, o governo já entende a ideia, mas é preciso outras análises para avaliar o orçamento que o programa de cortes prevê.

O texto que foi enviado para adiar a votação do projeto do Senado, foi elaborado pelo senador Espiridão Amin e deve permitir que a redução proporcional tanto da jornada de trabalho quanto de salário. Se for autorizado, o programa de corte de salário deve suspender de forma temporária contratos entre funcionário e empresa.

 
Susan Nogart
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui