28.1 C
Brasil
segunda-feira, 14 junho 2021
HomeFinanças & InvestimentosTaxa Selic em 3,5%: quais as consequências para a economia?

Taxa Selic em 3,5%: quais as consequências para a economia?

Quais as consequências da taxa Selic em 3,5% para a economia brasileira? A COPOM realizou o aumento de 0,75 pontos percentuais e saiu do que estava antes, com 2,75% para 3,5%. O intuito é até o fim do ano mudar a faixa para cerca de 5,5%. 

Mas, quais são as consequências? Será que a ideia é positiva? Sempre que se fala sobre aumento de juros nos bancos, as pessoas costumam olhar torto, com certa desconfiança. No entanto, os juros aumentados também são positivos para aqueles que possuem dinheiro na renda fixa visto que o retorno é maior já que depende da CDI.

O aumento pode fazer com que os empréstimos sejam mais caros. Ou seja, se pague mais para os bancos nas parcelas. O mesmo serve para quem deseja financiar uma casa ou carro. 

Leia mais: Taxa Selic: o que é de forma detalhada e como funciona?

Selic diminui a inflação

Já no caso da inflação, com menor quantidade de dinheiro em circulação, ela passa a diminuir e a moeda brasileira passa a se valorizar ainda mais. Dessa forma, os preços dos alimentos diminuem de forma considerável juntamente com o do combustível. 

Como consequência da valorização do real, vem a diminuição do preço do dólar e, logo, importar produtos do exterior se torna mais barato e viável. 

Aumentar a taxa Selic é, em partes, incentivar a economia brasileira para a diminuição dos preços. O dólar está custando R$ 5,30, um dos menores preços dos últimos meses justamente por causa do aumento de 2% da Selic em março para 2,75% e agora para 3,5%. 

Aqueles que gostam de tecnologia, são a favor da ideia justamente porque as peças de vídeo tiveram aumentos de até 85% nos preços e grande parte disso é devido ao aumento do dólar. 

Leia mais: Endividamento da população bate recorde no governo Bolsonaro

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui