36.9 C
Brasil
sábado, 25 setembro 2021
HomeFinanças & InvestimentosUsar dinheiro do aluguel para financiar casa: por que não é tão...

Usar dinheiro do aluguel para financiar casa: por que não é tão simples?

De acordo com os dados do IBGE, o IPCA nas habitações foi de 3,5% no mês de janeiro, um dos mais altos quando comparado a áreas como educação e bem estar. Dessa forma, quem vive de aluguel e não tem a casa própria deve sentir no bolso os reajustes em algumas regiões brasileiras. 

Uma ideia para fugir da inflação enquanto o salário continua o mesmo e é desvalorizado pela diminuição do poder aquisitivo, é de financiar a casa própria. O pensamento surge quando se analisam uma série de vantagens, principalmente à longo tempo: 

  • Se você financiar para pagar em 30 anos e começar aos 20, até os 50 poderá ter quitado a dívida, terá uma herança e não precisará mais gastar para ter onde morar. No entanto, ao viver de aluguel, apesar dos preços mais baixos, após os 50 anos terá que continuar pagando um valor por mês até chegar a óbito, o que pode demorar mais 50 anos. E, além disso, o bem não está em seu nome e se deve respeitar as vontades do dono. 

A ideia, a curto prazo, não é benéfica porque o valor do financiamento tende a ser um pouco maior. No entanto, pode trazer benefícios depois de estar quitado. 

Em alguns casos, pode-se usar até mesmo o dinheiro que estaria gastando com o aluguel para pagar o imóvel e, se for necessário, adicionar um pouco mais. 

- Continua Depois da Publicidade -

No entanto, para comprar e financiar o seu imóvel, é necessário levar em consideração alguns fatores como a taxa de juros: a Selic foi de 2% ao ano para 4,2%. Ou seja, duplicou de valor. E, é claro, isso impacta no resultado final do que vai pagar aos bancos. 

Além disso, a inflação acumulada está em 8,99% e o salário mínimo está estagnado: ou seja, você perde o poder de compra porque paga mais nos produtos. Os bancos, além de cobrarem a taxa de juros, podem adicionar os reajustes de IPCA mensal nas suas parcelas que irão corrigir a desvalorização monetária. 

 
Visão Confiávelhttp://visaoconfiavel.com/
Visão Confiável é uma agência com jornalistas independentes que estão dispostos a fornecer informações em tempo real e com qualidade. Contamos com uma agência de redatores. Entre em contato!

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui