17.4 C
Brasil
sexta-feira, 30 julho 2021
HomeNegócios & Empresas04 dicas para progredir e manter o MEI regularizado

04 dicas para progredir e manter o MEI regularizado

Para continuar atuando como microempresário individual, é importante manter o MEI regularizado e cumprir com algumas obrigações importantes. Portanto, foi pensando nisso que o Manchetes do Dia separou algumas dicas. Os tópicos possuem o objetivo de ajudar a nortear o crescimento da empresa sem fazer com que ela passe por prejuízos fiscais. 

Pagamento mensal do DAS é obrigatório

O pagamento mensal do DAS é obrigatório e não há o que mudar neste quesito. Deve ser pago até o dia 22 de cada mês, tendo rendimentos ou não com a empresa. Ele serve para garantir a aposentadoria e outros direitos como invalidez, auxílio-maternidade e auxílio-doença. 

Leia mais: MEI e ME: quais as diferenças de tributação?

Enviar declaração anual

A declaração anual é como se fosse um “Imposto de Renda de um empreendimento”. Ela é obrigatória e deve-se informar quais foram os lucros e retiradas da empresa, juntamente com todas as notas fiscais. 

- Continua Depois da Publicidade -

Para facilitar o processo, uma dica é criar uma planilha com todos os gastos da empresa, entradas e saídas mensais. Pode-se guardar todas as notas fiscais em nuvem para não correr o risco de perdê-las, a melhor plataforma para isso é o DRIVE, pertencente ao Google. 

Emissão de nota fiscal

O MEI não precisa emitir notas fiscais para uma pessoa física, mas é obrigação as emitir quando realizar serviços para outra pessoa jurídica. Imagine que trabalha como um redator autônomo e uma empresa como a UOL lhe contratou para criar alguns textos, é obrigação emitir a nota fiscal do serviço. Contudo, se um blogueiro lhe chama para fazer textos e ele não possui uma empresa, não há necessidade – apenas se ele pedir e exigir. 

 Ter conta jurídica

A conta jurídica auxilia para que o microempresário individual consiga controlar todos os gastos e não misture o  pessoal com a empresa. Existem inúmeros bancos que realizam o serviço e fornecem vantagens, como o Inter.  Essa é a melhor forma de manter o MEI regularizado.

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui