22 C
Brasil
quinta-feira, 27 janeiro 2022
HomeNegócios & EmpresasComo separar o lucro da empresa do pessoal: confira dicas

Como separar o lucro da empresa do pessoal: confira dicas

A importância de saber como separar o lucro da empresa do seu lucro pessoal vai além de simples questões práticas do dia a dia.  Na verdade, isso pode fazer toda a diferença na hora de prestar contas com o “leão do Imposto de Renda” e demais encargos e compromissos.

Ademais, uma confusão nessas duas esferas costuma dificultar o fechamento de balanços, comprometer o fluxo de caixa, entre outras necessidades desse universo do empreendedorismo. Por isso, segue, abaixo, um conjunto de dicas consideradas imbatíveis quando o assunto é a organização dos lucros de uma empresa nos mais diversos segmentos.

1. Conta empresa e conta pessoal

Ter contas correntes separadas é a principal dica para aqueles que desejam evitar confusões e, para isso, existem as famosas contas “PJ”, que também evitam que você caia na tentação de usar o dinheiro da empresa para gastos pessoais.

2. Estipule quanto irá gastar por mês e preveja o lucro da empresa

Também não há como separar o lucro da empresa do pessoal sem determinar retiradas mensais.  Nesse caso, trata-se apenas e tão somente de impedir, por meio de softwares de gestão, as retiradas que ultrapassem determinado valor.

3. Aprenda a diagnosticar as suas finanças

Aqui você deverá se fazer as seguintes perguntas: Qual o meu gasto mensal com despesas pessoais? E o lucro da minha empresa, qual o valor?  Coloque tudo isso em planilhas diferentes, onde vão as despesas com aluguel, gasolina, insumos, entre outras.

4. Tenha o fluxo de caixa nas mãos

O correto acompanhamento do fluxo de caixa permite, entre outras coisas, que você saiba quanto exatamente poderá retirar para as suas despesas pessoais. Sem contar que irá detectar, de imediato, possíveis desvios de recursos na sua empresa.

5. O “sagrado” uso da tecnologia no lucro da empresa

Por que não utilizar as maravilhas da tecnologia para facilitar o que muitas vezes pode tornar-se uma árdua missão?  Pois bem, aplicativos como o “Guia Bolso”, “Meu Dinheiro”, BM&F Bovespa, entre outros, prometem fazer isso com excelência.

Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui