25.8 C
Brasil
domingo, 26 setembro 2021
HomeNegócios & EmpresasAbriu um MEI e não está pagando nada por mês? Cuidado!

Abriu um MEI e não está pagando nada por mês? Cuidado!

O MEI, microempreendedor individual, possui duas obrigações: o pagamento do DAS todos os meses no valor de R$ 60 (pode variar de acordo com o estado) e também de realizar a entregar até o dia 31 de maio de cada ano a Declaração Anual de Faturamento. 

O DAS pago mensalmente conta com os impostos do CNPJ e também com a contribuição do INSS. A questão é que algumas pessoas acabam realizando a abertura da empresa através do Portal do Empreendedor. E, como consequência, o processo é feito enquanto o indivíduo geralmente está em casa, sem a ajuda de um contador. 

Consequentemente, a pessoa física pode não entender que existem obrigações fiscais e financeiras. Então, abre o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica e não faz o pagamento do DAS por sequer saber que ele existe.  O boleto mensal pode ser emitido de forma segura pelo portal da Fazenda ao criar uma chave de acesso e informar qual o seu CNPJ. 

  • Vale ressaltar que todos os atrasos de pagamento estão sujeitos à adição de multas. 

MEI: saiba um pouco mais sobre a categoria

O MEI pode ter o faturamento anual de R$ 81 mil, podendo superar até 20% do valor. Além disso, o microempreendedor individual tem o direito de realizar a contratação de até um funcionário que pode ser parente ou não. Esse funcionário deve ter o direito de toda a categoria de CLTs como carteira assinada, pagamento do FGTS, INSS, vale transporte e muito mais. 

- Continua Depois da Publicidade -

Além do pagamento do DAS ser obrigatório sem faturamento, aqueles que não obtiverem nenhum valor durante o ano precisam, da mesma forma, fazer a Declaração obrigatória. Atrasos da mesma podem desencadear em cobranças mensais até que seja realizada. 

O MEI não precisa contratar um contador. No entanto, é crucial que ele tenha um acompanhamento nos primeiros passos. 

 
Visão Confiávelhttp://visaoconfiavel.com/
Visão Confiável é uma agência com jornalistas independentes que estão dispostos a fornecer informações em tempo real e com qualidade. Contamos com uma agência de redatores. Entre em contato!

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui