25 C
Brasil
sábado, 18 setembro 2021
HomeNegócios & EmpresasDAS MEI de setembro é liberado nesta semana: fique atento!

DAS MEI de setembro é liberado nesta semana: fique atento!

O MEI, microempreendedor individual, conta com duas obrigações após abrir o CNPJ: o pagamento mensal dos impostos de ICMS, ISS ou os dois juntos ao INSS e também a Declaração Anual de Faturamento, mesmo que a caixa da empresa esteja sem faturamento durante os doze meses do ano base. 

Geralmente, o boleto do DAS, que é liberado no portal da Fazenda, é emitido a partir do dia 10 de cada mês com o prazo de vencimento até o final do dia 30. É estimado que haja a liberação na próxima sexta-feira. Portanto, fique atento aos seus prazos para que não ocorram atrasos: contribuições atrasadas não contabilizam o tempo de INSS e, além disso, há a cobrança de multas. 

Para fazer a emissão do boleto com os seus valores de impostos, basta que você: 

  • Acesse o portal da Fazenda e faça a criação de uma chave de acesso junto ao CNPJ; 
  • Selecione o ano base do pagamento e o mês; 
  • Clique sobre o botão verde em “apurar ou gerar DAS”; 
  • Copie o código de barras ou pague através do QR. Também é possível fazer a impressão do documento para pagar em casas lotéricas. 

O MEI tinha até o final de agosto para regularizar todas as pendências que tinha em relação ao pagamento do DAS. Era possível parcelar o valor da dívida em até 175 vezes com parcelas mínimas de R$ 50 ou então, fazer a quitação à vista. Aqueles que não fizessem a regularização, estariam sujeitos a perder o CNPJ e também em serem excluídos do Simples Nacional. 

Mudanças do MEI para o ano de 2022

- Continua Depois da Publicidade -

O MEI deve ter o valor do DAS aumentado para o ano de 2022 devido ao salário mínimo que deve ser reajustado. Atualmente, o microempreendedor paga apenas R$ 55 de INSS, um pouco abaixo da média paga por outros autônomos brasileiros que contribuem de forma avulsa. 

 
Visão Confiávelhttp://visaoconfiavel.com/
Visão Confiável é uma agência com jornalistas independentes que estão dispostos a fornecer informações em tempo real e com qualidade. Contamos com uma agência de redatores. Entre em contato!

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui