22.9 C
Brasil
segunda-feira, 29 novembro 2021
HomeNegócios & EmpresasDiagnóstico empresarial: o que é e como fazer?

Diagnóstico empresarial: o que é e como fazer?

O diagnóstico empresarial é realizado após um intensivo balanço sobre a empresa – independente do porte da mesma, podendo ser um MEI até uma Eireli. Neste caso, é necessário se responder algumas perguntas essenciais como: onde estamos aplicando o dinheiro de lucro? Quais são os furos da empresa? 

O dinheiro que sobra ao fim do mês não deve ser visto 100% como o salário do dono: existem reservas de emergência para a pessoa jurídica e que, na maioria dos casos, acaba sendo esquecida. 

Neste artigo, separamos algumas perguntas que você deve fazer no momento de preparar o diagnóstico empresarial. Portanto, continue a leitura conosco para saber mais sobre. 

Onde está o lucro?

O que está fazendo com o lucro? Onde ele está? Essas são perguntas importantes. O dono muitas vezes pode retirar uma parte a mais para si como salário. No entanto, ele deve ser visto como se fosse um funcionário e, assim, pode retirar apenas um valor fixo no fim ou início do mês. O que sobrar deve ser guardado em investimentos – que são desde tentativas de expandir a marca até guardar no banco para que o valor fique rendendo. 

Quais são os melhores investimentos para aplicar?

- Continua Depois da Publicidade -

Existem muitas formas de aplicar o dinheiro da marca. No entanto, o mais recomendado seria optar por renda fixa como CDB de resgate imediato (para reserva de emergência) e de LCI ou LCA tendo em vista retornos a longo tempo. O LCI ou LCA costumam render na faixa de 10% ao ano e não contam com o imposto de renda. Logo, a cada R$ 100 mil aplicados, a empresa tem um retorno de R$ 10 mil ao ano. É indicado que cerca de 5% de todo esse valor seja aplicado em renda variável como os fundos de investimento e nas ações. 

Daiane Souzahttp://visaoconfiavel.com/
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral. Atualmente, trabalha como redatora da agência jornalística Visão Confiável (http://visaoconfiavel.com/).

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui