23.1 C
Brasil
sexta-feira, 17 setembro 2021
HomeNegócios & EmpresasMEI e CLT: como fica a minha aposentadoria contribuindo para o INSS...

MEI e CLT: como fica a minha aposentadoria contribuindo para o INSS pelos dois?

O MEI, microempreendedor individual, também pode trabalhar para outras empresas na categoria de CLT, com carteira assinada. Dessa forma, passa a ter direito a benefícios que o CNPJ não teria, como o FGTS, abono salarial e até mesmo seguro desemprego.

No entanto, a questão é que existem duas contribuições para o INSS: tanto para um salário mínimo do MEI quanto para o valor do CLT que o mesmo recebe como salário. 

Em suma, a solução para saber quanto vai ganhar de aposentadoria com essas contribuições basta somar todo o valor que contribui, por exemplo, supondo que para o CNPJ há a contribuição obrigatória de um salário mínimo enquanto no CLT você contribui para 3 salários: 1 + 3 = 4 salários na aposentadoria. 

Tanto a contribuição do MEI quanto do CLT devem ser contabilizadas para o cálculo final. Para comprovar isso, basta acessar o aplicativo MEU INSS: nele, constam todos os valores que pagou ao INSS de acordo com o seu CPF, quanto tempo vai demorar para se aposentar e até mesmo permite a realização de simulações. 

MEI e DAS: por que tenho que pagar?

- Continua Depois da Publicidade -

O DAS é um boleto que o MEI, microempreendedor individual, tem que pagar todos os meses para que não fique com o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica irregular. Em suma, esse pagamento conta com os impostos e também com um salário mínimo, ele pode variar de R$ 56 até R$ 61 por mês, dependendo do tipo de categoria. 

Esse pagamento é obrigatório, mesmo que o MEI também esteja trabalhando com a carteira assinada e, aqueles que estão com boletos atrasados, deverão regularizar a dívida no CNPJ até o final de agosto para que o valor não tenha adições de até 20%. Além disso, ao não regularizar, o MEI corre o risco de ser excluído do Simples Nacional, o que dificulta a abertura de uma nova empresa futuramente. 

 
Visão Confiávelhttp://visaoconfiavel.com/
Visão Confiável é uma agência com jornalistas independentes que estão dispostos a fornecer informações em tempo real e com qualidade. Contamos com uma agência de redatores. Entre em contato!

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui