34.3 C
Brasil
terça-feira, 27 julho 2021
HomeNegócios & EmpresasMEI e ME: quais as diferenças de tributação?

MEI e ME: quais as diferenças de tributação?

No momento de abrir uma empresa, deve-se saber qual será a escala que ela deverá ter e, consequentemente, optar entre o ME ou MEI, opções mais comuns mas não são as únicas. Entender a diferença entre os dois ajuda a pagar menos impostos e ter problemas futuros. Portanto, hoje o Manchetes do Dia separou algumas dicas para te ajudar a diferenciar e abrir a sua empresa sabendo de todas as regras. 

MEI ou ME: quais as diferenças?

A diferença principal é a quantidade de trabalhadores e colaboradores de uma empresa: MEI significa microempreendedor individual em que abrange apenas ele e, se necessário, mais um colaborador. No caso do ME, está a categoria de micro empresário que pode ter até nove funcionários. 

Leia mais: Aposentadoria para MEI: como aumentar o valor? Descubra

No quesito de direitos, a primeira opção possui, além de aposentadoria ( O valor equivale a 5% do salário mínimo, acrescido de 1 real de ICMS e 5 reais de ISS), a invalidez por  idade, auxílio doença e licença maternidade. O micro empreendedor possui apenas a aposentadoria e a invalidez. O microempreendedor individual faz o uso do Simples Nacional que tem como o pagamento mensal o DAS e a Declaração Anual de Faturamento, no segundo caso há a opção de escolher entre Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido – dependendo exclusivamente do contador. 

- Continua Depois da Publicidade -

Outro ponto relevante é o valor que podem receber. O microempreendedor individual pode receber até R$ 81 mil como faturamento – não anulando o fato de ter que declarar o imposto de renda. O microempreendedor pode chegar a ter um faturamento de R$ 360 mil e, após isso, é importante mudar a tributação da empresa. 

Um benefício é que o MEI não precisa pagar para emitir notas fiscais e não é uma obrigação, apesar de ter que declarar o valor. 

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui