33 C
Brasil
sexta-feira, 23 julho 2021
HomeNegócios & EmpresasMEI pode receber o PIS? Confira aqui passo a passo

MEI pode receber o PIS? Confira aqui passo a passo

Uma das maiores dúvidas dos microempreendedores individuais, MEI, é se eles podem receber o PIS e outros benefícios fornecidos pelo governo para aqueles que atuam na modalidade de CLT.

O PIS é fornecido para aqueles que possuem o cadastro no cartão cidadão por mais de 5 anos, trabalhou ao menos 30 dias no ano base e recebe dois salários mínimos no máximo.  Entretanto, é voltado para trabalhadores de empresas privadas e não para quem atua como autônomo MEI (apesar do MEI não ser público). Para sacar o PIS, o trabalhador deve ir até a Caixa com o Cartão Cidadão e a carteira de trabalho.

O cálculo do benefício ficaria por volta de R$ 1100 / 12 (meses existentes no ano). O valor deve ser multiplicado pela quantidade de meses que foi trabalhada no ano base.

No ano de 2021, os trabalhadores têm até o último dia de junho para sacar o benefício que já foi disponibilizado no ano de 2020 para o ano base de 2019. O ano base de 2020 e de 2021 devem ser distribuídos somente em 2022 devido a crise econômica no qual o Brasil está passando.

- Continua Depois da Publicidade -

O fornecimento do PIS em 2021 poderia causar um novo aumento da inflação visto que havia muito dinheiro em circulação. O auxílio emergencial já está sendo acusado de ser um dos maiores influenciadores da inflação acumulada na faixa de 8,06%.

Neste mês, também está tendo o adiantamento do décimo terceiro para os aposentados. Metade deve ser paga em junho e a outra metade deve ser paga em julho.

Quem é MEI tem direito, graças ao DAS, a diversos benefícios como a aposentadoria e também a auxílio doença e maternidade.

Minha obrigação de MEI

O MEI tem duas obrigações principais, sendo a primeira delas o pagamento do DAS mensal de R$ 60 e também a Declaração Anual de Faturamento na qual se deve informar os lucros e saídas da empresa.

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui