24.9 C
Brasil
quinta-feira, 23 setembro 2021
HomeNegócios & EmpresasMEI: prazo de regularização de débitos dura até amanhã (31)

MEI: prazo de regularização de débitos dura até amanhã (31)

O MEI, microempreendedor individual, tem até amanhã (31), para realizar a regularização de todos os seus débitos pendentes com a Receita Federal. A dívida surge quando há atrasos nos pagamentos mensais do DAS (o pagamento é obrigatório mesmo que sem faturamento na empresa). 

  • O que é o DAS?
  • O DAS é um boleto emitido no portal oficial da Fazenda que possibilita a contribuição dos impostos de ISS e ICMS. Além disso, há a adição de R$ 55 do valor para a contribuição da aposentadoria. 
  • O pagamento deste boleto deve ser realizado todos os meses para que o CNPJ não deva para a Receita. É uma das poucas obrigações de quem atua como MEI, microempreendedor individual, além da Declaração Anual de Faturamento. 

Após o término do prazo, se não houver o pagamento total de tudo o que está atrasado ou até mesmo o parcelamento em até 175 parcelas de R$ 50 mínimos por mês, o MEI pode perder o seu CNPJ e ter o valor transferido para a dívida ativa. 

A dívida ativa fica no CPF e isso mais tarde pode dificultar para aqueles que estão pensando em obter financiamentos de bancos  para comprar casas e até mesmo carros ou outros tipos de automóveis. Além disso, a abertura de outra empresa pode ser dificultada visto que há a exclusão do Simples Nacional. 

O parcelamento dos débitos pendentes pode ser realizado através do próprio site da Fazenda ao criar uma chave de acesso para o CNPJ e ter ele em mãos. Se preferir parcelar o valor que deve pela impossibilidade de quitar à vista, é necessário estar ciente de que você deverá fazer o pagamento de 5% à vista do que está devendo. 

- Continua Depois da Publicidade -

Consultores e portais de contabilidade como o Manchetes do Dia e o Otrabalhador estão trabalhando para ajudar os MEIS inadimplentes de forma gratuita. 

 
Visão Confiávelhttp://visaoconfiavel.com/
Visão Confiável é uma agência com jornalistas independentes que estão dispostos a fornecer informações em tempo real e com qualidade. Contamos com uma agência de redatores. Entre em contato!

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui