19.5 C
Brasil
terça-feira, 18 maio 2021
Home Negócios & Empresas Sexta-feira santa é feriado ou ponto facultativo?

Sexta-feira santa é feriado ou ponto facultativo?

Todos os anos se levanta aquela dúvida: “Sexta-feira santa é feriado ou ponto facultativo?” É muito comum se perguntar isso já que, mesmo o Estado sendo Laico, a religião católica influencia de forma profunda no comércio e calendário brasileiro.

De acordo com o Yahoo, a  Páscoa ou o sexta-feira santa pode ser considerada como feriado em algumas cidades ou estados, mas não necessariamente o é obrigatório em todos já que alguns consideram como ponto facultativo. O dia 02 de abril representará o primeiro dia do Tríduo Pascal antes da ressurreição de Jesus Cristo na cruz.

A Páscoa judia ocorre em datas fixas mas isso não é da mesma forma para os católicos já que pode variar entre os dias 22 de março e 25 de abril, tudo depende das luas e do calendário. Ela ocorre no primeiro domingo após a lua cheia do equinócio de primavera/outono. Enfim, é um cálculo extremamente complexo.

Já no caso desta data não ser um feriado obrigatório, o Natal o é. Dessa forma, aqueles que trabalham no dia 25 de dezembro devem receber como hora extra.

Restrições da pandemia na sexta-feira santa

As restrições da pandemia em 2021 tem o objetivo de diminuir o alto número de casos de mortes. Para isso, deve-se evitar a aglomeração e as igrejas irão respeitar o espaço de cada um entre os bancos durante as cerimônias. Também é acolselhado levar álcool em gel e, em alguns estados, aqueles que andam sem máscara pode levar multas de até R$ 500.

Outro ponto que não está bem relacionado à pandemia, é que os católicos e religiosos praticantes costumam evitar comer carne nestes dias.

Leia mais: 

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui