28.9 C
Brasil
terça-feira, 3 agosto 2021
HomeNotícias GeraisCanadá tem mortes pelo excesso de calor: um problema de desigualdade social

Canadá tem mortes pelo excesso de calor: um problema de desigualdade social

O Canadá já teve mais de 233 avisos de mortes registradas devido ao aumento do calor que teve a temperatura em 49,5ºC. Um dos principais motivos é o aquecimento global que está sendo causado pelo excesso de gases através do ar condicionado e até mesmo meios de locomoção como automóveis. 

Enquanto isso, cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul contam com temperaturas negativas. Brusque, em Santa Catarina, começou o segundo dia seguido com 8 graus e um leve sol no céu. Mas, não são todas as cidades que começaram dessa forma: Curitiba, no Paraná, começou com a temperatura abaixo de zero na última terça-feira (29). 

A questão é que as mudanças climáticas em relação ao Sul, inverno, e ao norte que atualmente é o verão, como no Canadá, é a desigualdade social: famílias que não possuem condições de comprar um ar condicionado não conseguem sobreviver e estão propensas a terem mortes súbitas como está acontecendo no país. No Brasil, algo semelhante está ocorrendo, visto que mendigos nas ruas não conseguem ter acesso a boas formas de se protegerem do frio e, em anos anteriores, morreram congelados. 

O aquecimento global vem elevando e alterando a temperatura de muitos países. E, consequentemente, isso pode causar problemas respiratórios e mudanças no bioma de determinada região. Inclusive, um dos efeitos colaterais da temperatura em quase 50 graus é a morte de algumas espécies que não possuem a oportunidade de se refrescarem e que não estão habituadas, principalmente a humana. 

- Continua Depois da Publicidade -

Vale ressaltar também que a marca do Canadá chegou a 5 graus a mais que o máximo que já foi registrado no Brasil, que era de 44 graus no ano de 2005 no nordeste. 

Além disso, o aumento da temperatura também está afetando a região norte dos Estados Unidos. As mortes ocorreram entre sexta-feira (25) e segunda-feira (28). 

Leia também: Serra Catarinense registra temperaturas negativas e fica coberta de gelo

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui