21.5 C
Brasil
quinta-feira, 20 janeiro 2022
HomeNotícias GeraisOnda de calor: Temperaturas de SC podem superar a marca de 40ºC

Onda de calor: Temperaturas de SC podem superar a marca de 40ºC

A Defesa Civil informou, nesta última terça-feira (11), que o estado de Santa Catarina (SC), pode enfrentar uma nova onda de calor durante  o primeiro mês de 2022. De acordo com a nota emitida, as temperaturas podem superar a marca de 40ºC em regiões como o Vale do Itajaí e litoral. O meteorologista da Epagri/Ciram Marcelo Martins afirma que o assunto não se trata de uma novidade porque outros países vizinhos também estão enfrentando recordes históricos de temperatura durante os últimos meses. 

O Brasil por completo está enfrentando uma série de variações climáticas. Em Minas Gerais, por exemplo, está havendo uma onda de chuvas há mais de duas semanas e centenas de pessoas ficaram desabrigadas. Ao todo, é estimado que mais de 400 mil cidadãos tenham sido prejudicados neste tempo. O mesmo vale para a Bahia, que deve ter a possibilidade de retirar o valor do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) de modo antecipado, assim também em relação ao abono salarial PIS e Pasep que será liberado já no primeiro dia de pagamento, 08 de fevereiro. 

No Paraná, é estimado que ao menos um terço de toda a produção agrícola de soja tenha sido prejudicada devido aos temporais e chuvas fortes. Deste modo, pode haver prejuízo também para o PIB, Produto Interno Bruto, visto que a soja está no ranking de alimentos mais plantados no país, seguida do milho. 

Ciram Marcelo argumenta que, devido à temperatura elevada, não se pode descartar a possibilidade de haver fenômenos naturais como tornados e temporais durante o final de semana, neste sábado (15) e domingo (16). A DC de SC ainda recomenda que os cidadãos evitem a prática de exercícios durante o dia e se hidrate neste tempo. O uso de máscaras também é essencial durante o novo pico de casos da Covid-19. 

Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui