33 C
Brasil
sexta-feira, 23 julho 2021
HomePolítica & Poder04 coisas para saber sobre o Haiti e a morte do presidente

04 coisas para saber sobre o Haiti e a morte do presidente

Existem alguns coisas importantes para saber, e entender o caso, sobre o assassinato do presidente do Haiti que ocorreu nesta quarta-feira (07). A primeira dama também foi vítima de tiros e foi internada.  O país está entre os piores índices quando se trata de desenvolvimento: no ranking de 170 dos 181 países internacionais. Além disso, a inflação acumulada está em 25%. 

Enfim, nós do Manchetes do Dia separamos alguns pontos para quem deseja entender o caso. Portanto, continue a leitura para saber mais sobre!

1. Terremotos e desastres naturais

Desde o ano de 2004, o Haiti tenta passar por estabilizações em parceria com a ONU, Organização das Nações Unidas, após sofrer com acidentes naturais. No ano de 2010, o país passou por terremotos de magnitude 7 e mais de 200 mil pessoas ficaram feridas, sem contar com aqueles que perderam suas casas. E, por ser um país com predominância rural, alguns grupos perderam suas plantações. 

2. Inflação e desvalorização do dinheiro

O Haiti tem a inflação acumulada em 25% no ano de 2021 e mais de 15% já existiam desde o ano de 2019. Cada moeda custa na faixa de R$ 0,05 ou então, US$ 0,05. Em relação ao índice de desenvolvimento, conta com o valor de 0,51 e está entre os 20 menos desenvolvidos. 

3. Golpes de estado e ditaduras no Haiti

- Continua Depois da Publicidade -

O Haiti tem uma extensa lista de golpes e ditaduras, inclusive, o presidente que deveria sair do cargo no dia 07 de fevereiro, foi acusado por policiais de tentar fazer alterações na Constituição para que se mantivesse no mandato por mais tempo. Em 2019, ele foi acusado de peculato e passou a governar no ano de 2020 através de decretos. 

4. 60% da população abaixo da linha de pobreza

Cerca de 60% da população do Haiti está abaixo da linha de pobreza. Durante a pandemia da Covid-19, o PIB do país teve um retrocesso de até 3,8%, uma porcentagem um pouco menor que o do Brasil que foi de 4,1%. 

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui