26.9 C
Brasil
sábado, 19 junho 2021
HomePolítica & PoderAbolição da escravatura: os bastidores no Brasil e atrás das cortinas

Abolição da escravatura: os bastidores no Brasil e atrás das cortinas

A abolição da escravatura claramente não foi um presente dos brancos para os negros. Vai muito além disso. Houveram pressões internacionais como a Inglaterra. 

Portugal realizou com os ingleses o acordo de Panos e Vinhos. A Inglaterra, como estava evoluindo no desenvolvimento da indústria, forneceu tecidos, e Portugal forneceu os vinhos. Não sobraria dúvidas que os lusos sairiam no prejuízo, mas ficaram dependentes para as compras. 

Napoleão, em conflito com os ingleses, ordenou que as negociações parassem de acontecer. Os lusos, portugueses, viram que a França não teria condições de fornecer os panos e tecidos na mesma quantidade que os ingleses. Não poderiam cancelar os acordos feitos anteriormente. 

Mas, com medo das perseguições de Napoleão, o rei e a família real fugiram para a colônia com a ajuda da Inglaterra que também tinha grandes lucros com as vendas. 

Abolição com a chegada da família real

Com a chegada da família real no Brasil e a escravidão em seu ápice, a Inglaterra começou a pressionar o rei. Por que? Simples: quanto mais escravos livres recebendo um salário, mais poderiam gastar. Com a escravidão, somente os donos dos escravos poderiam comprar os tecidos e, claro, não gastariam com tecidos caros para os negros. 

As revoltas sociais começaram a acontecer. No entanto, o rei mesmo pensando na possibilidade de assinar a abolição, sofria as ameaças das nobrezas que tinham os escravos como principais formas de sustento. 

O processo de liberação começou a ocorrer de forma leve até que a situação se intensificou e a princesa Isabel teve que assinar. 

Um ano após a liberação dos escravos, ainda era possível encontrar muitos deles passando fome ou vivendo na escravidão por não conseguirem empregos. 

Leia mais: 

 

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui