34.1 C
Brasil
segunda-feira, 20 setembro 2021
HomePolítica & PoderAfeganistão: foguetes são lançados no aeroporto de Cabul antes da saída americana

Afeganistão: foguetes são lançados no aeroporto de Cabul antes da saída americana

Nesta segunda-feira (30), uma série de foguetes foram lançados no aeroporto do Afeganistão, que está localizado em Cabul. As forças norte-americanas deveriam sair do local a partir da próxima terça-feira (31) e o Talibã, grupo que dominou a região, afirmava que a retirada seria pacífica. 

O Talibã se voltou contra os Estados Unidos no começo do século XXI após os americanos contestarem as parcerias contra terroristas que estavam sendo realizadas desde então. Antes disso, os americanos financiaram o grupo. Os laços foram quebrados. 

De acordo com os moradores da região, conseguiram ouvir o barulho de quando os mísseis tiveram que ser disparados  mas não entenderam ao certo o que estava acontecendo. 

  • Os Estados Unidos já haviam retirado suas tropas anteriormente e foi isso que possibilitou a tomada de poder do grupo que foi considerado em escala mundial como terrorista. O presidente Biden foi criticado pela decisão, mas argumentou que os Estados Unidos não estavam dispostos a lutar por uma guerra que os Afegãos não estão dispostos. 

Afeganistão

O grupo surgiu no Afeganistão na década de 90 financiado pelos EUA contra a União Soviética, que estava espalhando uma série de domínios e ideologias socialistas e comunistas. No entanto, o Talibã acabou se voltando contra os financiadores no início deste século. 

- Continua Depois da Publicidade -

O presidente Biden argumentou que todas as tropas possuem até o dia 31 de agosto para serem retiradas da região, além daquelas que já saíram. Isso irá determinar ao menos duas décadas de operação militar americana na região. 

Os efeitos de dominação do novo grupo já podem ser sentidos: as mulheres tiveram que parar de apresentar jornais e fotografias ou banners nas ruas com mulheres com rostos à mostra tiveram que ser retiradas do local. A mídia internacional teme  a possibilidade de censura. 

Além da retirada de tropas, os vôos que irão permitir a saída de 114.000  pessoas no país também terminam terça-feira (31). 

 
Visão Confiávelhttp://visaoconfiavel.com/
Visão Confiável é uma agência com jornalistas independentes que estão dispostos a fornecer informações em tempo real e com qualidade. Contamos com uma agência de redatores. Entre em contato!

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui