22.9 C
Brasil
segunda-feira, 19 abril 2021
Home Política & Poder Anarcocapitalismo: o que é, contexto, conceito e ideias

Anarcocapitalismo: o que é, contexto, conceito e ideias

O anarcocapitalismo é a ideia de uma sociedade onde não exista governos e todos os serviços sejam prestados apenas por empresas privadas. A ideia surgiu primeiramente por membros da escola austríaca de economia que ao verem os erros de se manter os serviços de polícia e justiça nas mãos do estado, difundiram a ideia de que esses serviços deveriam também ser privados.

Para os membros da escola austríaca de economia deveria existir um “estado mínimo”, onde o estado não deveria interferir em coisas que não envolvessem a segurança popular e a justiça. O primeiro difusor da ideia foi Murray.

Murray Rothbard foi aluno de Mises, mas tempos depois fez um livro onde escrevia teorias criticando o sistema de “estado mínimo”, que Mises e outros pensadores defendiam. Foi estudando a ideia de estado mínimo que Rothbard uniu essa ideia com a rejeição que ele tinha pelo estado e criou o anarcocapitalismo.

Como seriam as regras em uma sociedade com anarcocapitalismo?

Uma sociedade anarcocapitalista primeiramente não teria governo, então além do já destacado do poder pertencer às empresas privadas, a sociedade não terá leis, pois não haverá quem as determine. Isso não significa que essas sociedades não poderão ter regras, pois ele segue o PNA (Princípio de Não Agressão), onde cada cidadão tem a liberdade de fazer o que quiser contanto que não agrida coercitivamente alguém, ou a propriedade dessa pessoa.

Então, basicamente, em uma sociedade com essa ideologia, vão existir regras básicas como “não roubar, não matar, não agredir fisicamente” e quem, teoricamente, descumprir as regras deve ser julgado pela justiça privada que vai definir se houve ou não descumprimento do PNA.

As comunidades dentro da sociedade podem criar regras específicas, como por exemplo “não usar drogas”, mas isso vai depender de quem administra o local. 

Leia mais: China e Estados Unidos: os conflitos com o tratamento da Covid 19

 
Daiane Souza
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui