25.8 C
Brasil
quinta-feira, 15 abril 2021
Home Política & Poder Aprimoramento do sistema eleitoral é tema de debate pelo TSE

Aprimoramento do sistema eleitoral é tema de debate pelo TSE

Uma reunião entre cientistas e políticos que representam o JE, se reuniram para um debate nesta segunda feira (5), e discutiram sobre algumas melhorias para o sistema eleitoral. Segundo algumas das principais pautas, a democracia não se resume apenas ao voto, que outras áreas do sistema precisam ser levadas em consideração e com isso a afirmação ficou ainda mais clara.

De acordo com Luís Roberto Barroso, o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) o sistema eleitoral precisa de uma reforma, assim como a política. O debate foi acompanhado por quase 4 mil pessoas, mostrando as opiniões de cientistas políticas, especialistas em Justiça Eleitoral entre outras pessoas de várias regiões do país, que mostraram suas propostas e ideias para aprimorar o sistema no Brasil.

Não é fácil realizar uma reforma sem dar margens e espaços para discussão, e por isso, é preciso que uma reorganização seja feita, para melhorar a representatividade, segundo Luís.

Sistema eleitoral precisa de reforma

De uma forma geral, o debate fluiu e várias ideias foram mostradas, o que deixou os todos com uma sensação de deslocamento entre a classe econômica e a sociedade em si. Sendo assim, para que ambas consigam caminhar juntas e funcionar, é preciso parar de alimentar essa diferença, já que ela não é boa para o sistema democrático. Por esse motivo, os sistemas políticos precisam ser mais discutidos e avaliar as melhores opções.

Leia mais: O que foi e quais foram os impactos sociais da reforma protestante

Margarete Coelho, deputada, também ressaltou a importância do debate que, principalmente em um momento que a Câmara dos Deputados discute uma nova reforma da legislação eleitoral. Segundo a deputada o grupo aceita receber sugestões para que as discussões sejam feitas com intenção de ajudar.

Os parlamentares querem incluir novas normas que estejam relacionadas com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), que pertence ao Código Civil, mas ele não prevê, possíveis crises dentro do sistema eleitoral e por isso, mais entendimento é preciso, assim como novas ideias e mudanças também precisam ser feitas.

 
Susan Nogart
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui