34.6 C
Brasil
sábado, 31 julho 2021
HomePolítica & PoderArthur Lira: quem é, biografia e formação

Arthur Lira: quem é, biografia e formação

Arthur César Pereira de Lira é um político brasileiro filiado ao PP (Partido Progressista), alçado nas últimas eleições à condição de deputado federal pelo estado de Alagoas.

Nascido em 25 de junho de 1969, Lira formou-se em direito, atuou por algum tempo como advogado, agropecuarista, empresário, e hoje ocupa a função de Presidente da Câmara dos Deputados como um dos líderes do chamado “centrão” – uma das correntes políticas mais envoltas em controvérsias nesse cenário político brasileiro.

Sobre a sua carreira política, sabe-se que ela começa quando ele assume a cadeira de vereador na cidade de Maceió, em 1992, até conseguir eleger-se deputado estadual pela primeira vez no ano de 1998. Em 2009 filiou-se ao Partido Progressista, onde continua até hoje, e com a ajuda do qual elegeu-se deputado federal logo no ano seguinte.

O perfil político de Arthur Lira

Nesse universo político brasileiro, Arthur Lira tornou-se conhecido como uma espécie de membro da “tropa de choque” do ex-presidente da câmara dos deputados Eduardo Cunha (MDB-RJ).

- Continua Depois da Publicidade -

Além disso, ele chama bastante a atenção pela habilidade política, capacidade de tirar adversários políticos do páreo, sem contar o seu profundo conhecimento do Regime Interno da Câmara – característica responsável por boa parte das suas vitórias.

Arthur Lira também destaca-se pela habilidade com que negocia dentro dessa corrente política do chamado “centrão”; e foi justamente graças a isso que ele tornou-se presidente da Câmara dos Deputados após bater o candidato Baleia Rossi (MDB-SP) por 302 a 145 votos, mesmo com esse último tendo o apoio do até então presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Hoje, Arthu Lira, que já foi Presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e ainda responde a dois processos por corrupção no STF, conta com o importante apoio do atual presidente da república Jair Bolsonaro; um apoio que deverá resultar, como contrapartida, na divisão de um muito bem vindo capital político de cerca de 140 deputados.

- Continua Depois da Publicidade -

Leia mais: ‘Mundo se preocupa mais com o desmatamento que o próprio Brasil’

 

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui