22.9 C
Brasil
segunda-feira, 29 novembro 2021
HomePolítica & PoderArtigos indicados para estudar Roma Antiga

Artigos indicados para estudar Roma Antiga

Imagines Amoris: as figurações de Amor em Roma do final da República ao Período Augustano (2013) – Serignolli, Lya Valeria Grizzo 

A tese foi escrita no ano de 2013 e tenta fazer uma análise de poemas pertencentes a Catulo, Virgílio, Horácio, Tibulo, Propércio e Ovídio. A autora, Lya, também realiza uma breve análise sobre as obras de artes e pinturas que foram realizadas na época. Ela é doutora (2017) em Letras Clássicas, no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. 

Religião, Sociedade e Gênero na República Romana Tardia: O Culto de Vesta – Ana Carolina Alonso 

O artigo é bem pequeno e aborda sobre como a religião estava atrelada no cotidiano romano e como o culto da vesta que era proporcionado anualmente pelos sacerdotes pode ter influenciado para a divisão de gêneros dentro da sociedade. Ana Carolina é mestre em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012) e atualmente vem desenvolvendo a faculdade de administração na Estácio.  

- Continua Depois da Publicidade -

Poder popular e expansão da república romana, 200-150 a.C. – Rafael Scopacasa* 

De acordo com o Rafael, foi durante os anos 509-27 a.C. que Roma começou a passar por processos de expansão e saiu de apenas um pequeno acampamento de povos para um grande império que contava com latifúndios como uma das formas de manter a economia. O artigo tenta abordar um pouco mais sobre como ocorreu esse processo e como foram as duas formas de governo que se interligam no mesmo período: “oligárquica” e outra “democrática”. Rafael atua como professor de história pela Universidade Federal de Minas Gerais e realizou o doutorado no ano de 2009. Sua graduação em história ocorreu pela USP em 2002.  

Aspectos de direito público romano: as Constituições políticas da realeza e da República – Autores Eduardo Cesar Silveira Vita Marchi 

Tenta fazer uma análise da civilização e do direito dos romanos, quem poderia participar da política e o que diziam as leis na época. O texto começa abordando, também, sobre a fundação de Roma com Rômulo e Remo na mitologia e como isso viria a interferir nas estruturas sociais da população. Eduardo Cesar Silveira Vita Marchi trabalha na Universidade de São Paulo no ramo de direito civil. No ano de 1984, ele fez o doutorado em direito romano.  

Daiane Souzahttp://visaoconfiavel.com/
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral. Atualmente, trabalha como redatora da agência jornalística Visão Confiável (http://visaoconfiavel.com/).

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui