25.8 C
Brasil
quinta-feira, 15 abril 2021
Home Política & Poder Bolsonaro: acusação de golpe contra ex-presidente da Bolívia é ‘descabida’

Bolsonaro: acusação de golpe contra ex-presidente da Bolívia é ‘descabida’

O presidente Jair Bolsonaro criticou nesta terça-feira (16) que as acusações contra a ex-presidente da Bolívia são “descabidas”. Há acusações que dizem que  Jeanine Áñez participou de atos e golpes contra o Estado de Evo Morales em 2019. Foi neste domingo que a justiça boliviana  estaria planejando prender por quatro meses a interina devido ao suposto golpe que aplicou. 

Leia mais: Polícia Civil vai investigar vídeo em que homem armado ameaça Lula

Jair Bolsonaro argumentou que espera que os países latinos respeitem a condição democrática. Áñes é processada por violência e atos de extremismo. Ela é advogada e apresentadora de TV, nasceu no dia 13 de junho de 1967. Há notas ainda divulgadas pelo Globo que abordam sobre uma possível tentativa de fraude eleitoral no ano de 2019 e acrescenta que a posse “se deu de maneira constitucional”. 

O presidente não participou do Prosul, um grupo que foi criado pelos maiores conservadores a fim de manterem unidos a América do Sul. Vale ressaltar, entretanto, que nem a Bolívia e nem a Venezuela podem fazer parte do grupo. Acredita-se que o assunto esteja sendo discutido durante as reuniões. 

O governo brasileiro, Jair Bolsonaro e as interferências

Houve uma tentativa do governo para que houvesse a candidatura de uma única chapa de direita para que vencesse a esquerda e os partidos socialistas. O Brasil não possui boas relações com o país por acreditar que houveram irregularidades de Morales. No dia 26 de março devem ocorrer as reuniões do MERCOSUL que devem reunir ambos os países. 

Leia mais: Bolsonaro tem maior menção negativa no Twitter desde o início do mandato

Além disso, houve a prisão de outros participantes do ato, inclusive ex-ministros da Justiça, Álvaro Coimbra, e da Energia, Rodrigo Guzmán. Eles são acusados de terrorismo e sedição mas o processo foi arquivado pela justiça. Ontem (15), houve protestos em Santa Cruz de la Sierra contra a prisão. 

 

 
Daiane Souza
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui