22.9 C
Brasil
segunda-feira, 19 abril 2021
Home Política & Poder Bolsonaro assina MP que busca melhorar ambiente para negócios

Bolsonaro assina MP que busca melhorar ambiente para negócios

Nesta segunda-feira (29), o presidente Jair Bolsonaro assinou uma medida provisória para melhorar o ambiente para os negócios brasileiros. Dessa forma, poderiam aumentar as posições no  Doing Business, do Banco Mundial, que atualmente está ocupando o  115º posto. O estimado é que o país consiga permanecer entre as 50 melhores economias do mundo quando se trata de fazer negócios. 

Em suma, uma das medidas aprovadas é a diminuição da burocracia para a abertura das empresas e CNPJ. Atualmente, o MEI – Microempreendedor individual possui essas vantagens quando se trata de documentação. Entretanto, devem ser alteradas as leis das S.As. Sendo assim, até mesmo os acionistas minoritários poderão ter mais autoridade dentro de determinada empresa. 

Leia mais: Brusquenses devolveram mais de R$ 50 mil em auxílio emergencial indevido

A MP também abordou sobre como funcionaria o comércio no exterior em relação ao guichê único eletrônico. Consequentemente, deve haver a modernização dos sistemas para facilitar ainda mais os trabalhos e exigências a serem cumpridas. Por fim, há mudanças no Código Civil, para cristalizar o instituto da prescrição do Supremo Tribunal Federal na Súmula 150. 

Economia e Bolsonaro

A economia ficou fortemente prejudicada no ano de 2020 e 2021 devido a presença da Covid 19. O dólar subiu e bateu novos recordes e, quando parecia estar estável, houve as interferências de Bolsonaro sobre a Petrobras que fez com que chegasse aos R$ 5,77. 

O Banco Central do Brasil alterou a taxa Selic de 2% para os 2,75% com o intuito de diminuir a inflação. Dessa forma, os rendimentos na poupança devem começar a valer mais e, consequentemente, os juros para empréstimos tendem a aumentar (fazendo com que o dinheiro pare de circular em alta quantidade devido aos empréstimos de juros baixos). O previsto é que a inflação chegue em 5,4% em 2021. 

Leia mais: Nascidos em março têm até o dia 31/03 para aderir ao FGTS saque-aniversário

 

 
Daiane Souza
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui