26.9 C
Brasil
sábado, 19 junho 2021
HomePolítica & Poder‘Bolsonaro nunca me deu ordens diretas para nada’, diz Pazuello na CPI

‘Bolsonaro nunca me deu ordens diretas para nada’, diz Pazuello na CPI

O ministro Pazuello está prestando o seu depoimento para a CPI da Covid-19 que tem como principal objetivo encontrar os culpados pela alta quantidade de mortes. Ele também é considerado um dos principais alvos das investigações já que liderou a pasta em um dos momentos mais críticos no Brasil.

Pazuello  havia entrado com um pedido de habeas corpus para que não precisasse realizar o seu depoimento. No entanto, o pedido acabou sendo negado e ele teve que depor com algumas exigências. O STF garantiu que os senadores não poderiam fazer questões que o incriminasse. 

Leia mais: Médico citado por senador admitiu que Cloroquina não reduz morte por covid-19

O general do exército foi o responsável por substituir a Teich, que saiu da pasta com o decorrer de apenas um mês. Teich disse, em seu depoimento, que saiu porque via que não teria autoridade para comandar e que não queria sujar a carreira com a cloroquina. 

Mandetta, que assumiu antes de Teich, disse que foi demitido após dizer que era impossível trocar a bula da cloroquina para que fosse usada como tratamento precoce. O ex-ministro argumentou, ainda por cima, que era constantemente pressionado e que sempre avisou o presidente sobre os riscos causados pela Covid-19. 

Direito de Pazuello ficar calado na CPI

Na última sexta-feira, Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu ao pedido de Pazuello para ficar quieto durante o depoimento. Mourão, vice-presidente da República, defende a ideia de que Pazuello não deve depor visto que é levado como um réu e, na Constituição, um réu tem a garantia de não criar provas contra si mesmo. 

O ex-ministro e militar também é alvo de investigações sobre as possibilidades de ter ignorado a falta de oxigênio em Manaus e em outras regiões brasileiras. 

Leia mais: Ricardo Salles é alvo operação que investiga exportação ilegal de madeira

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui