26.3 C
Brasil
terça-feira, 26 outubro 2021
HomePolítica & PoderBolsonaro veta projeto que prevê distribuição gratuita de absorvente

Bolsonaro veta projeto que prevê distribuição gratuita de absorvente

Avalie Nossa Matéria

Nesta quinta-feira (07), o presidente Bolsonaro vetou a lei que prevê a distribuição gratuita de absorvente feminino para as mulheres. O item deveria ser entregue nas escolas para as estudantes de baixa renda e também para as mulheres que se encontram em situação de rua. O valor de cada pacote de absorvente varia de acordo com a região, mas tem a média de R$ 5. 

“Já ouvi relatos de meninas que deixaram de ir para a escola porque não tinham como comprar o absorvente. Apesar de, para muitas realidades ser um item barato, temos que nos lembrar que existem pessoas que vivem com menos de R$ 50 no mês. Então, como comprar comida, pagar as contas e ainda ter todos os itens básicos voltados para a higiene sem a ajuda do Estado? Sem contar que algumas meninas costumam usar pão na região e até mesmo papel higiênico para sanar os sangramentos. A distribuição de absorventes também tem relação com a saúde pública!”, disse a aluna de história Daiane de Souza, que prestou entrevista para o Manchetes do Dia. 

“Lembro que no meu ensino médio, onde estudei há algum tempo, as meninas se reuniam para comprar absorvente para deixar no banheiro para quem precisasse. Mas sei que isso não ocorre em todos os lugares”, complementa. 

Bolsonaro: Quem iria pagar a distribuição dos absorventes?

De acordo com o projeto que foi vetado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, o custeio para a distribuição seria realizado pelo próprio Sistema Único de Saúde (SUS). O argumento para a não aprovação é de que o absorvente em si não está na lista dos produtos e medicamentos essenciais para a população brasileira. 

- Continua Depois da Publicidade -

A própria reportagem que foi produzida pelo Fantástico mostra que algumas mulheres chegam a usar miolo do pão na região íntima como forma de absorver o sangramento da menstruação. O assunto é tratado como uma pobreza menstrual.

Avalie Nossa Matéria
 
Visão Confiávelhttp://visaoconfiavel.com/
Visão Confiável é uma agência com jornalistas independentes que estão dispostos a fornecer informações em tempo real e com qualidade. Contamos com uma agência de redatores. Entre em contato!

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui