36.3 C
Brasil
sábado, 31 julho 2021
HomePolítica & PoderCapitalismo: O que é, contexto e ideias

Capitalismo: O que é, contexto e ideias

O capitalismo é um sistema político, social e econômico, em que as pessoas têm o direito de acumularem riquezas e serem donas de propriedades sem nenhum tipo de retaliação, contanto que haja de acordo com a lei.

O sistema surgiu durante o sistema feudal em que as pessoas começaram a sair dos campos, ou até mesmo continuavam nos campos e comercializavam seus produtos em troca de capital (moeda) e assim surgiu a palavra. A definição de capital vem da palavra “capitale”, que em latim significa cabeça, fazendo alusão com as cabeças de gado que existiam na época.

Leia mais: Socialismo: o que é, conceito e ideias

Antes do capitalismo, havia um sistema parecido com ele que se chamava “mercantilismo”, que, para muitos historiadores, pode ser chamado de período “pré-capital”. No mercantilismo, as pessoas também comercializavam seus produtos, mas ganhavam em troca um outro produto.

- Continua Depois da Publicidade -

Depois do sistema mercantilista, veio o capitalismo industrial, onde as empresas foram para as cidades, ou permaneceram no campo e começaram a contratar pessoas para o trabalho. Esse período é conhecido como o da revolução industrial. Há também uma terceira fase após a revolução industrial que é a fase do capitalismo financeiro.

O que foi o capitalismo financeiro?

O capitalismo financeiro foi a fase que veio após a primeira guerra mundial, onde as empresas teriam que obedecer regras rígidas, como por exemplo: não haver monopólios, cumprir regras trabalhistas, pagamento de impostos sobre os lucros e outras coisas.

Foi a fase em que as primeiras regulamentações contra as empresas começaram a surgir e que fez com que o governo tivesse mais poder sobre as atitudes das empresas. Com a instauração da terceira fase, estava findada a era da revolução industrial.

Essa fase incrivelmente, apesar de ser contra o monopólio, instaurou mais ainda os monopólios e cartéis, devido às dificuldades que muitas empresas tiveram em se adequar às regras.

- Continua Depois da Publicidade -

Leia mais: Anarcocapitalismo: o que é, contexto, conceito e ideias

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui