20.8 C
Brasil
sábado, 17 abril 2021
Home Política & Poder Chapecó, cidade elogiada por Bolsonaro, tem mortalidade maior que a média nacional

Chapecó, cidade elogiada por Bolsonaro, tem mortalidade maior que a média nacional

Chapecó é uma cidade com área de  626.060 km² e 224 mil habitantes que é localizada em Santa Catarina. Ela foi elogiada pelo presidente Jair Bolsonaro pelo “tratamento eficaz” que teve com a Covid 19 e o uso de medicamentos como tratamento precoce. 

Médicos do local afirmam que houve momentos que a ocupação era de 97% e que não ocorreu o mesmo que afirmou o prefeito. Hoje (07), o site do G1 publicou a matéria em que abordava que a média de mortos em Chapecó a cada 100 mil habitantes é maior que a do Brasil. 

Já soma-se mais de  535 óbitos pela doença. Em fevereiro, tiveram a necessidade de suspender as atividades que não eram essenciais devido ao aumento expressivo de casos. Dessa forma, os restaurantes e lanchonetes tiveram que reduzir a carga de serviço. Até mesmo as praças e igrejas foram fechadas e a população não poderia mais frequentar. 

Nesta quarta-feira (07), o presidente Jair Bolsonaro viajou para a cidade e voltou a defender a forma como cuidaram da pandemia. Santa Catarina é o estado que mais teve participação no ganho do presidente nas eleições de 2018. Em março, eram mais de 3,2 mil casos ativos. 

Mortalidade e o colapso do governo Bolsonaro

A mortalidade de Chapecó está em 238,8 para cada 100 mil habitantes. Esse valor é maior que a média nacional 158,3, e estadual, com média de 158,1. Ontem (06), foi um dia que houve novo recorde de óbitos em escala nacional, chegando a quase 4,2 mil. A média móvel apresentava tendência que poderia cair, mas voltou a aumentar após a liberação destes resultados. 

Em Chapecó, estão com 97% dos leitos ocupados, isso é equivalente a 97%. No Vale do Itajaí, os médicos já receberam a orientação de escolher os pacientes com  mais probabilidade de vida. 

Leia mais: Covid-19: Universidade de Washington prevê 100 mil mortos no Brasil em abril

 
Daiane Souza
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui