26.9 C
Brasil
sábado, 19 junho 2021
HomePolítica & PoderChile e a eleição para mudar sua constituição

Chile e a eleição para mudar sua constituição

O Chile deu início neste domingo (16), uma votação histórica para renovar e mudar mais de 150 redatoras para criar uma nova constituição. A eleição será destinada para eleger os candidatos a substituir as leis que foram herdadas de Augusto Pinochet da última ditadura, e também para alterar toda a convenção da constituição.

Os locais para a votação abriram para dar início ao processo eletivo às 8h da manhã de hoje, horário de Brasília e os Chilenos deverão escolher entre 1.373 candidatos, estando entre eles, alguns professores, atores, ativistas, advogados, escritores, etc.

Carta magna do Chile

A carta Magna presente no Chile anterior, havia sido elaborada em 1973 e é marcada por muita desigualdade social no país. Considerada inclusive um dos marcos principais pela diferença de igualdades sociais. Ao dar início a votação, as urnas foram lacradas na noite do sábado, e entregues cada uma em seu centro eleitoral com mais de 20 mil militares e delegados fazendo toda a segurança e mantendo a ordem para que os registros acontecessem de forma legal.

O Serviço Eleitoral não registrou nenhum incidente, e segundo a imprensa local não houve qualquer problema durante o planejamento da execução das eleições.

Votos dos eleitores

No sábado cerca de 20% da população já haviam dado seus votos e depositado o voto voluntário. Mesmo com a pandemia, a votação no Chile não foi interrompida, mas foi reorganizada para evitar aglomerações. Com isso, o número de pessoas foi dividido em dois, o que permitiu e liberou que a votação tivesse até dois dias de atraso.

Leia mais: Sem voto impresso não vai ter eleição em 2022 afirma Bolsonaro

Durante essa repartição do voto, comunas e as regiões que eram bem marcadas pela diferença de renda, tendiam a marcar com mais participação em setores ricos, mas foi possível ver uma grande mistura de pessoas, e como todos estavam participando juntos de um evento histórico para o Chile.

 
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui