28.8 C
Brasil
quinta-feira, 5 agosto 2021
HomePolítica & PoderCiro Gomes sobre tributação de livros: "Querem livros só para os ricos"

Ciro Gomes sobre tributação de livros: “Querem livros só para os ricos”

Ciro Gomes se manifestou contra a tributação dos livros que está sendo estudada pelo governo de Jair Bolsonaro. O governo e o Ministério da Economia argumentam que as únicas pessoas que comprar livros, segundo os dados do IBGE, são aqueles que recebem mais de 2 salários. O salário mínimo atual é de R$ 1100 e muitas famílias não possuem condições de pagar aluguel, cuidar dos filhos e ainda comprar livros. 

A lei criada durante a administração do Partido dos Trabalhadores é contra essa imposição e não permitia a tributação. Mas, atualmente, Paulo Guedes afirma que como somente ricos compram, ocorrerá a distribuição dessas riquezas através de impostos. 

Ciro Gomes ainda cita a Alemanha Nazista já que os partidos costumavam queimar livros. De acordo com ele, tenta não acreditar que isso esteja acontecendo mas que “tomou um susto” ao ler as notícias dos jornais de hoje. A Receita se baseia em apenas números sem tentar interpretar já que existe um porquê dos pobres não comprarem: os baixos salários. Ao aumentar ainda mais o valor das obras, deve ficar mais inacessível. 

Ciro Gomes e as eleições de 2022

De acordo com a pesquisa realizada pelo IPESPE, Ciro Gomes é o terceiro na lista de preferência para a presidência que terá eleições no próximo ano. Ele conta com 9% das intenções de votos, enquanto Lula e Bolsonaro possuem, respectivamente, 28% e 27%.

- Continua Depois da Publicidade -

A reputação negativa do atual presidente da República aumentou principalmente com o fim do auxílio emergencial em dezembro de 2020. A volta ocorreu em abril, quatro meses depois e após muita pressão do Senado e da Câmara para que a PEC Emergencial fosse assinada. 

Leia mais:

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

1 Comentário

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui