28.9 C
Brasil
terça-feira, 3 agosto 2021
HomePolítica & PoderComo Jovenal Moise, presidente do Haiti, conseguiu tomar a presidência?

Como Jovenal Moise, presidente do Haiti, conseguiu tomar a presidência?

Jovenal Moise, presidente do Haiti, conseguiu atuar na presidência no ano de 2017 após fazer campanha em pró da agricultura biotecnológica desde o ano de 2015, quando começou a fazer suas campanhas. Desde então, está no governo no qual deveria ter saído no dia 07 de fevereiro mas que, segundo policiais, tentou aplicar golpe de estado. O país está há quase 06 anos sem realizar as eleições.

O país sofreu com muitos golpes de estado e ditaduras. Em suma, a inflação acumulada já está acima de 25% e já somava 15% no ano de 2019. Ele conseguiu cerca de 590 mil votos, em 2016 – 55,6% de todas as pessoas que foram para as urnas, e foi para o cargo somente no outro ano. Em relação ao desenvolvimento, estava com os índices mais baixos.

Haiti

Jovenal, que tinha 53 anos, fez uma série de campanhas para a agricultura que conta com mais de 50% das rendas do país e desenvolveu um sistema completo de transporte de bananas.

- Continua Depois da Publicidade -

De acordo com a ONU, cerca de 60% de todos os haitianos estão abaixo da linha de pobreza. Em suma, o governo estava sendo marcado por uma série de protestos de gagues e violência extrema até que desencadeou, nesta quarta-feira (07), o assassinato do presidente.

Ele estava sendo acusado de tentar realizar alterações na Constituição do país para se reeleger e de garantir mais anos no poder. Já deveria ter saído do cargo no dia sete de fevereiro, mas não foi isso que aconteceu. Uma de suas tentativas era de diminuir os outros poderes perante a ele.

O Haiti vinha entre os anos de 2004 e 2017 tentando passar por uma nova estabilização após ter sofrido com terremotos e furacões que fizeram com que uma grande parcela da população perdesse suas casas e terras. O Brasil vinha ajudando financeiramente em parceria com a ONU, Organização das Nações Unidas.

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui