28.8 C
Brasil
quinta-feira, 5 agosto 2021
HomePolítica & PoderComunismo: o que é, conceito, contexto histórico e ideias

Comunismo: o que é, conceito, contexto histórico e ideias

O comunismo é uma ideia de uma sociedade sem governo e sem partidos onde não há propriedade privada e todos vivem igualmente, idealizado por Marx como a sucessão de um regime socialista. No regime socialista, a busca é sempre por igualdade e, quando atingida, quem está no poder deve deixá-lo.

Muitas pessoas acreditam que o comunismo se trata de um pensamento que prega a anarquia, mas não há nada dentro do regime comunista que diga isso e por conta disso, existe uma filosofia chamada de anarcomunismo.

No comunismo, apesar de não existir estado, a sociedade estaria organizada sobre regras nítidas. Além disso, diferente de em um regime anárquico, já para os comunistas, existe um processo para por fim ao estado.

Os anarcos comunistas por sua vez defendem que o estado seja abolido de modo abrupto, sem que haja uma transição. Dessa forma para os comunistas não há como chegar no sistema igualitário sem o socialismo.

- Continua Depois da Publicidade -

É importante destacar também que não é porque um país se autodenomina comunista que ele necessariamente é. A China, por exemplo, tem governo, não tem igualdade, tem empresas privadas e outras características do capitalismo, mas se denomina comunista. Desse modo, é importante prestar atenção em conceitos e não no que é dito por governos.

Experiências do comunismo

Esse é um debate muito recorrente, pois enquanto para uns o comunismo já existiu, para outros ele nunca foi atingido. Para isso precisamos voltar lá em cima para o conceito explicado.

Se nenhum país socialista, conseguiu atingir seu objetivo de igualdade total em todos os quesitos, então não há a possibilidade de quando falamos em países terem existido experiências do comunismo.

De qualquer forma, quando saímos um pouco da ideia de “países”, vemos que houveram sim exemplos comunistas, mas todos eles fracassaram, assim como os países socialistas (com exceção da Coreia do Norte).

- Continua Depois da Publicidade -

Leia mais: Anarcocapitalismo: o que é, contexto, conceito e ideias

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui